Onde assistir a um filme da Coreia do Norte — e com legenda em português
Pode parecer mentira, mas há um filme da Coreia do Norte disponível na internet — e com legendas em português. Em fevereiro, o canal do YouTube chamado “DPRK em Português” postou, na íntegra, o longa-metragem “Um Dia e Uma Noite”, de 2022.
Baseado em uma história real, o enredo, ambientado na década de 1950, conta a história da jovem enfermeira Ra Myeong-hee. Trabalhando na casa de um oficial de alto escalão da Coreia, ela descobre um plano dele e de seu grupo que irá colocar o país em perigo.
Ra Myong-hee, enfermeira que atuou na Guerra da Coreia (1950-1953) e morreu em 2020. Posteriormente, em 1958, ao descobrir a traição do oficial, ela enviou uma carta a Kim Il-sung para informar a conspiração. Mais tarde, ela ganhou o título de heroína no país. Veja o filme na íntegra:
A agência estatal Korean Central News, declarou que o filme “explica em detalhe a ideia de que é um dever sagrado e uma obrigação dos cidadãos defender o seu líder, arriscando as suas vidas, e salvaguardar o seu sistema” (via Yahoo! News).
Filme representa inovação no cinema da Coreia do Norte
Primeiro longa-metragem do país em cinco anos, “Um Dia e Uma Noite” é uma produção do Korean April 25 Film Studio, do Exército do Povo Coreano. Segundo o pesquisador de cinema coreano Gabriel Pinheiro, os estúdios estatais coreanos vinham se concentrando em animações infantis e produções curtas para a TV estatal, a TV Central Coreana.
O filme marca o aniversário de 10 anos do governo de Kim Jong-un, que assumiu o poder no final de 2011.
Em 2022, o canal sul-coreano KBS World afirmou que era a primeira vez que um filme norte-coreano mostrava o líder. Mesmo que interpretado por um ator. Até então, ele havia sido apenas mencionado anteriormente. Além disso, também é a primeira vez que um filme da Coreia do Norte introduz elementos de horror. Como cenas de violência gráfica, de acordo com Pinheiro.
Por fim, “Um Dia e Uma Noite” foi exibido no Pyongyang International Cinema House, antes de chegar à emissora de televisão estatal da República da Coreia.
– Saiba neste texto do Giz Brasil como Kim Jong-un e seu pai, Kim Jong-il, usaram passaportes brasileiros para viajar à Disney do Japão nos anos 1990.