Ciência

Ouça novo áudio do momento da implosão do submarino do Titanic

Gravador captou suposto áudio da implosão do Titan
Imagem: Reprodução

Na última terça-feira (11), o Conselho de Investigação Marítima da Guarda Costeira norte-americana divulgou um áudio que acredita-se ser da implosão do submarino Titan — que visitaria os destroços do Titanic. O áudio é de um gravador acústico da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), ancorado a aproximadamente 1.450 km do local do acidente.

O áudio é parte de uma investigação sobre a OceanGate e o acidente do Titan, ainda em andamento. Em setembro, a Guarda Costeira e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos convocaram testemunhas e especialistas para novas investigações.

Ouça abaixo:

O que aconteceu com o submarino do Titanic?

O submarino Titan implodiu em junho de 2023, durante uma expedição aos destroços do Titanic. Ele perdeu contato com sua nave-mãe na manhã de 18 de junho de 2023. Isso iniciou uma missão internacional de busca e resgate centenas de quilômetros a sudeste de Newfoundland, no Canadá.

As autoridades concluíram que o navio sofreu uma “implosão catastrófica”, ou seja, um colapso interno causado pela imensa pressão no fundo do mar.

Todos os cinco passageiros a bordo foram confirmados como mortos. Próximo aos destroços, as buscas recuperaram “supostos restos humanos”, possivelmente das vítimas, de acordo com testes e análises de DNA do Marine Board of Investigation.

O grupo de vítimas contava com Stockton Rush, fundador e CEO da OceanGate, empresa responsável pelo passeio. Uma curiosidade é que sua esposa, Wendy Rush, é tataraneta do casal Isidor e Ida Straus, mortos no naufrágio do Titanic em 1912.

Além disso, estavam a bordo também o empresário Shahzada Dawood e seu filho de 19 anos, Suleman Dawood; o empresário Hamish Harding; e o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet.

A companhia, sediada em Washington, cobrava cerca de US$ 250.000 (R$ 1,4 milhão) por mergulho a bordo de seu submersível. Recentemente, a Netflix anunciou o desenvolvimento de mais um documentário sobre o submersível.

Aliás, outros vídeos e imagens do Titan liberados pela imprensa e pela própria empresa também mostraram os destroços e a visão de dentro do submarino, respectivamente.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas