
Ouça novo áudio do momento da implosão do submarino do Titanic
Na última terça-feira (11), o Conselho de Investigação Marítima da Guarda Costeira norte-americana divulgou um áudio que acredita-se ser da implosão do submarino Titan — que visitaria os destroços do Titanic. O áudio é de um gravador acústico da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), ancorado a aproximadamente 1.450 km do local do acidente.
O áudio é parte de uma investigação sobre a OceanGate e o acidente do Titan, ainda em andamento. Em setembro, a Guarda Costeira e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos convocaram testemunhas e especialistas para novas investigações.
Ouça abaixo:
O que aconteceu com o submarino do Titanic?
O submarino Titan implodiu em junho de 2023, durante uma expedição aos destroços do Titanic. Ele perdeu contato com sua nave-mãe na manhã de 18 de junho de 2023. Isso iniciou uma missão internacional de busca e resgate centenas de quilômetros a sudeste de Newfoundland, no Canadá.
As autoridades concluíram que o navio sofreu uma “implosão catastrófica”, ou seja, um colapso interno causado pela imensa pressão no fundo do mar.
Todos os cinco passageiros a bordo foram confirmados como mortos. Próximo aos destroços, as buscas recuperaram “supostos restos humanos”, possivelmente das vítimas, de acordo com testes e análises de DNA do Marine Board of Investigation.
O grupo de vítimas contava com Stockton Rush, fundador e CEO da OceanGate, empresa responsável pelo passeio. Uma curiosidade é que sua esposa, Wendy Rush, é tataraneta do casal Isidor e Ida Straus, mortos no naufrágio do Titanic em 1912.
Além disso, estavam a bordo também o empresário Shahzada Dawood e seu filho de 19 anos, Suleman Dawood; o empresário Hamish Harding; e o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet.
A companhia, sediada em Washington, cobrava cerca de US$ 250.000 (R$ 1,4 milhão) por mergulho a bordo de seu submersível. Recentemente, a Netflix anunciou o desenvolvimento de mais um documentário sobre o submersível.
Aliás, outros vídeos e imagens do Titan liberados pela imprensa e pela própria empresa também mostraram os destroços e a visão de dentro do submarino, respectivamente.