“Pantera Negra 2”: tudo sobre o filme que encerra a fase 4 do MCU

“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” tem estreia prevista para o dia 10 de novembro nos cinemas brasileiros, um dia antes do lançamento nos EUA
Pantera Negra
Imagem: Reprodução/Marvel

Um dos maiores lançamentos do ano e mais aguardando, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” promete chegar com tudo e fechar a fase 4 do MCU, o Universo Cinematográfico Marvel. Para quem não se lembra, o longa de 2018 foi um grande sucesso para o estúdio, somando US$ 1,3 bilhão de bilheteria — sendo que US$ 700 milhões foram arrecadados apenas nos Estados Unidos e no Canadá – e rendendo a Marvel seus primeiros três Oscars: melhor design de produção, melhor figurino e melhor trilha sonora.

whatsapp invite banner

Por isso, tamanha exaltação quando se trata da sequência. No entanto, ainda surgem algumas dúvidas quando se trata de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”. Pensando nisso, separamos tudo que sabemos até agora sobre a produção. Se liga só:

Qual o enredo “Pantera Negra 2”?

“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” é a continuação do longa “Pantera Negra” (2018), da Marvel. No filme, o mundo de Wakanda se expande. Após a morte do ator de T’Challa (Chadwick Boseman) o foco de Wakanda Para Sempre são os personagens em volta do Pantera Negra. Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milage lutam para proteger a nação fragilizada de outros países após a morte de T’Challa. Enquanto o povo de Wakanda se esforça para continuar em frente neste novo capítulo, a família e amigos do falecido rei precisam se unir com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong’o), integrante dos Cães de Guerra, e Everett Ross (Martin Freeman). Em meio a isso tudo, Wakanda ainda terá que aprender a conviver com a nação debaixo d’água, Atlantis, e seu rei Namor (Tenoch Huerta).

O elenco

Pantera Negra 2: pré-venda de ingressos começa nesta 5ª feira (20)

Imagem: Divulgação/Reprodução Marvel

A maior parte do elenco do longa original retornará para o segundo filme, incluindo Letitia Wright, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Angela Bassett, Martin Freeman e Winston Duke. Entre as novidades, estão a atriz Dominique Thorne fará sua estreia como Riri Williams, a heroína Coração de Ferro, assim como Tenoch Huerta, responsável por dar vida a Namor no MCU e, Michaela Coel, que interpretará Aneka, antiga instrutora de combate de Dora Milaje.

No entanto, o vencedor do Oscar Daniel Kaluuya não retorna como W’Kabi, o amigo e confidente de T’Challa (Chadwick Boseman), em “Wakanda Forever”. O ator foi convidado para voltar na sequência, mas já havia se comprometido a estrelar o filme de terror de Jordan Peele, “Não! Não Olhe!”, e por conflitos na agenda, não retorna ao longa da Marvel. Além dele, Michael B. Jordan, que interpretou o vilão Erik Killmonger do primeiro filme, também não retorna em “Pantera Negra 2”.

Quem dirige “Pantera Negra 2”?

Pantera Negra

Imagem: Divulgação/Marvel

A direção é de Ryan Coogler, que também dirigiu o primeiro “Pantera Negra” lançado em 2018. Seu trabalho é aclamado por focar em personagens e narrativas negras. Em sua carreira, Coogler também foi diretor de “Creed I” e produziu “Judas e o Messias Negro” e “Space Jam: Um Novo Legado”. O longa é produzido por Kevin Feige e Nate Moore.

Legado de Chadwick Boseman

Pantera Negra

Imagem: Reprodução/Marvel

“Pantera Negra: Wakanda Forever” não colocará outro ator no papel de Chadwick Boseman ou usará CG para reviver o ator — que viveu o herói no primeiro filme, mas morreu aos 43 anos devido a um câncer de cólon, em 2020. Por isso, a sequência irá explorar outros personagens do mundo de “Pantera Negra”, enquanto também honra o legado que o astro deixou para trás. Vale lembrar que a produção terá a missão de encerrar oficialmente a Fase 4 do MCU, o Universo Cinematográfico Marvel.

Trilha Sonora

“Pantera Negra” tem um histórico de atrair nomes de peso do pop e rap para as trilhas. O longa de 2018 apresentou uma trilha sonora memorável, com músicas interpretadas por Kendrick Lamar, 2 Chainz e SZA. Ludwig Göransson, responsável pela curadoria musical e produção das canções para o filme, conquistou o Oscar por Melhor Trilha Sonora.

Agora, não seria diferente! A trilha sonora de “Pantera Negra 2” foi lançada na última sexta-feira (04), e ganhou o nome de “Black Panther: Wakanda Forever – Music From and Inspired By”. Anteriormente, Rihanna lançou “Lift Me Up” e Tems também revelou um cover de “No Woman No Cry” música icônica de Bob Marley & The Wailers.

Inclusive, “Lift Me Up”, nova faixa de Rihanna para o filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, é a primeira exclusiva da cantora em seis anos. A música é um tributo à vida e ao legado do ator Chadwick Boseman (1976-2020), que interpretou o herói no primeiro filme de 2018. “Lift Me Up” foi escrita por Rihanna, com a artista nigeriana Tems, o vencedor do Oscar Ludwig Göransson e o diretor Ryan Coogler.

Além disso, o destaque da trilha fica com nomes da música negra e latina. Entre eles estão Tems, Stormzy, Burna Boy, Fireboy DML, OG DAYV Ft. Future, CKay Ft. PinkPantheress, E-40. Há várias músicas em espanhol, uma clara referência ao personagem Namor (Tenoch Huerta), o antagonista do novo filme. Ouça abaixo a trilha sonora completa de “Black Panther: Wakanda Forever – Music From And Inspired By”:

Quem é o novo Pantera Negra?

Pantera Negra 2

Imagem: Reprodução/Divulgação Marvel

Com a morte de Chadwick Boseman e a decisão de não substituí-lo no filme, espera-se que um outro personagem assuma o posto deixado por T’Challa. Os fãs especulam que duas personagens aparecem como favoritas para assumir o manto: Shuri, interpretada por Letitia Wright, e Nakia, vivida por Lupita Nyong’o. Os trailers mostram uma mulher no traje do herói e muitos acreditam que a personagem de Wright será a nova Pantera Negra, o que não agradou os fãs. Isso porque, durante a pandemia, a atriz se envolveu em polêmicas ao supostamente defender a não vacinação contra a Covid-19 nos sets de filmagem.

Quem é Namor?

Um dos principais personagens do novo filme é Namor, rei de Talocan, cidade da mitologia asteca que, segundo as crenças, abrigava as almas mais corajosas após a morte. Confirmado como um dos primeiros mutantes da nova fase do MCU, o personagem será o antagonista da sequência de “Pantera Negra” vivido por Tenoch Huerta.

Nos quadrinhos, Namor é rei de Atlantis, mas, para evitar confusões com o Aquaman, da rival DC, a Marvel optou por mudar a origem e trazer Namor para a cultura latino-americana. Ainda não se sabe o quanto o filme irá se aprofundar em Talocan e na cultura local, mas esta será a primeira vez que o MCU abordará a cultura da região em seus filmes.

Nos gibis, o monarca de Atlântida é um portador do Gene X que chegou a ser convidado tanto para as equipes heróicas de Charles Xavier quanto para a Irmandade de Mutantes de Magneto. Assim como acontece nos quadrinhos, é bem provável que o Namor de “Wakanda Para Sempre” entre em conflito com a nação africana por ver seu reino, que nos cinemas se chamará Talocan, ser ameaçado.

Quem é Riri Williams?

https://www.youtube.com/watch?v=aL140sA-Ilo

A jovem prodígio Riri Williams foi co-criada pelo roteirista Brian Michael Bendis e o quadrinista brasileiro Mike Deodato Jr. A personagem de Dominique Thorne promete entregar tanto, que já tem série garantida no Disney+, e é definida como “a próxima Tony Stark” pelos fãs. Ela apareceu pela primeira vez no número 7 de “Invincible Iron Man”, em março de 2016.

Em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, Riri Williams tem ganhado bastante destaque, com a heroína surgindo em muitas peças promocionais. Foco de teasers, cenas reveladas e até cartazes individuais, com certeza ela será um ponto importante da trama, mesmo que não tenha sido sequer citada em outros projetos do MCU até agora.

Tomando como base a possível ordem dos eventos mostrados nos trailers, vemos Williams se virando com as armaduras caseiras, em estilo bem parecido com o próprio Homem de Ferro de Robert Downey Jr. antes da nanotecnologia. A personagem é perseguida pelas tropas do príncipe submarino Namor (Tenoch Huerta), o que acaba a levando a tomar refúgio em Wakanda. Com o Tony Stark deste universo morto, Williams terá Shuri (Letitia Wright) como possível mentora.

Quando estreia “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”?

“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” tem estreia prevista para o dia 10 de novembro nos cinemas brasileiros, um dia antes do lançamento nos EUA. Vale lembrar que a pré-venda de ingressos já está disponível. Veja o trailer da sequência:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas