“Pantera Negra 2”: tudo sobre o filme que encerra a fase 4 do MCU
Um dos maiores lançamentos do ano e mais aguardando, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” promete chegar com tudo e fechar a fase 4 do MCU, o Universo Cinematográfico Marvel. Para quem não se lembra, o longa de 2018 foi um grande sucesso para o estúdio, somando US$ 1,3 bilhão de bilheteria — sendo que US$ 700 milhões foram arrecadados apenas nos Estados Unidos e no Canadá – e rendendo a Marvel seus primeiros três Oscars: melhor design de produção, melhor figurino e melhor trilha sonora.
Por isso, tamanha exaltação quando se trata da sequência. No entanto, ainda surgem algumas dúvidas quando se trata de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”. Pensando nisso, separamos tudo que sabemos até agora sobre a produção. Se liga só:
Qual o enredo “Pantera Negra 2”?
“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” é a continuação do longa “Pantera Negra” (2018), da Marvel. No filme, o mundo de Wakanda se expande. Após a morte do ator de T’Challa (Chadwick Boseman) o foco de Wakanda Para Sempre são os personagens em volta do Pantera Negra. Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milage lutam para proteger a nação fragilizada de outros países após a morte de T’Challa. Enquanto o povo de Wakanda se esforça para continuar em frente neste novo capítulo, a família e amigos do falecido rei precisam se unir com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong’o), integrante dos Cães de Guerra, e Everett Ross (Martin Freeman). Em meio a isso tudo, Wakanda ainda terá que aprender a conviver com a nação debaixo d’água, Atlantis, e seu rei Namor (Tenoch Huerta).
O elenco
A maior parte do elenco do longa original retornará para o segundo filme, incluindo Letitia Wright, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Angela Bassett, Martin Freeman e Winston Duke. Entre as novidades, estão a atriz Dominique Thorne fará sua estreia como Riri Williams, a heroína Coração de Ferro, assim como Tenoch Huerta, responsável por dar vida a Namor no MCU e, Michaela Coel, que interpretará Aneka, antiga instrutora de combate de Dora Milaje.
No entanto, o vencedor do Oscar Daniel Kaluuya não retorna como W’Kabi, o amigo e confidente de T’Challa (Chadwick Boseman), em “Wakanda Forever”. O ator foi convidado para voltar na sequência, mas já havia se comprometido a estrelar o filme de terror de Jordan Peele, “Não! Não Olhe!”, e por conflitos na agenda, não retorna ao longa da Marvel. Além dele, Michael B. Jordan, que interpretou o vilão Erik Killmonger do primeiro filme, também não retorna em “Pantera Negra 2”.
Quem dirige “Pantera Negra 2”?
A direção é de Ryan Coogler, que também dirigiu o primeiro “Pantera Negra” lançado em 2018. Seu trabalho é aclamado por focar em personagens e narrativas negras. Em sua carreira, Coogler também foi diretor de “Creed I” e produziu “Judas e o Messias Negro” e “Space Jam: Um Novo Legado”. O longa é produzido por Kevin Feige e Nate Moore.
Legado de Chadwick Boseman
“Pantera Negra: Wakanda Forever” não colocará outro ator no papel de Chadwick Boseman ou usará CG para reviver o ator — que viveu o herói no primeiro filme, mas morreu aos 43 anos devido a um câncer de cólon, em 2020. Por isso, a sequência irá explorar outros personagens do mundo de “Pantera Negra”, enquanto também honra o legado que o astro deixou para trás. Vale lembrar que a produção terá a missão de encerrar oficialmente a Fase 4 do MCU, o Universo Cinematográfico Marvel.
Trilha Sonora
“Pantera Negra” tem um histórico de atrair nomes de peso do pop e rap para as trilhas. O longa de 2018 apresentou uma trilha sonora memorável, com músicas interpretadas por Kendrick Lamar, 2 Chainz e SZA. Ludwig Göransson, responsável pela curadoria musical e produção das canções para o filme, conquistou o Oscar por Melhor Trilha Sonora.
Agora, não seria diferente! A trilha sonora de “Pantera Negra 2” foi lançada na última sexta-feira (04), e ganhou o nome de “Black Panther: Wakanda Forever – Music From and Inspired By”. Anteriormente, Rihanna lançou “Lift Me Up” e Tems também revelou um cover de “No Woman No Cry” música icônica de Bob Marley & The Wailers.
Inclusive, “Lift Me Up”, nova faixa de Rihanna para o filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, é a primeira exclusiva da cantora em seis anos. A música é um tributo à vida e ao legado do ator Chadwick Boseman (1976-2020), que interpretou o herói no primeiro filme de 2018. “Lift Me Up” foi escrita por Rihanna, com a artista nigeriana Tems, o vencedor do Oscar Ludwig Göransson e o diretor Ryan Coogler.
Além disso, o destaque da trilha fica com nomes da música negra e latina. Entre eles estão Tems, Stormzy, Burna Boy, Fireboy DML, OG DAYV Ft. Future, CKay Ft. PinkPantheress, E-40. Há várias músicas em espanhol, uma clara referência ao personagem Namor (Tenoch Huerta), o antagonista do novo filme. Ouça abaixo a trilha sonora completa de “Black Panther: Wakanda Forever – Music From And Inspired By”:
Quem é o novo Pantera Negra?
Com a morte de Chadwick Boseman e a decisão de não substituí-lo no filme, espera-se que um outro personagem assuma o posto deixado por T’Challa. Os fãs especulam que duas personagens aparecem como favoritas para assumir o manto: Shuri, interpretada por Letitia Wright, e Nakia, vivida por Lupita Nyong’o. Os trailers mostram uma mulher no traje do herói e muitos acreditam que a personagem de Wright será a nova Pantera Negra, o que não agradou os fãs. Isso porque, durante a pandemia, a atriz se envolveu em polêmicas ao supostamente defender a não vacinação contra a Covid-19 nos sets de filmagem.
Quem é Namor?
Um dos principais personagens do novo filme é Namor, rei de Talocan, cidade da mitologia asteca que, segundo as crenças, abrigava as almas mais corajosas após a morte. Confirmado como um dos primeiros mutantes da nova fase do MCU, o personagem será o antagonista da sequência de “Pantera Negra” vivido por Tenoch Huerta.
Nos quadrinhos, Namor é rei de Atlantis, mas, para evitar confusões com o Aquaman, da rival DC, a Marvel optou por mudar a origem e trazer Namor para a cultura latino-americana. Ainda não se sabe o quanto o filme irá se aprofundar em Talocan e na cultura local, mas esta será a primeira vez que o MCU abordará a cultura da região em seus filmes.
Nos gibis, o monarca de Atlântida é um portador do Gene X que chegou a ser convidado tanto para as equipes heróicas de Charles Xavier quanto para a Irmandade de Mutantes de Magneto. Assim como acontece nos quadrinhos, é bem provável que o Namor de “Wakanda Para Sempre” entre em conflito com a nação africana por ver seu reino, que nos cinemas se chamará Talocan, ser ameaçado.
Quem é Riri Williams?
https://www.youtube.com/watch?v=aL140sA-Ilo
A jovem prodígio Riri Williams foi co-criada pelo roteirista Brian Michael Bendis e o quadrinista brasileiro Mike Deodato Jr. A personagem de Dominique Thorne promete entregar tanto, que já tem série garantida no Disney+, e é definida como “a próxima Tony Stark” pelos fãs. Ela apareceu pela primeira vez no número 7 de “Invincible Iron Man”, em março de 2016.
Em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, Riri Williams tem ganhado bastante destaque, com a heroína surgindo em muitas peças promocionais. Foco de teasers, cenas reveladas e até cartazes individuais, com certeza ela será um ponto importante da trama, mesmo que não tenha sido sequer citada em outros projetos do MCU até agora.
Tomando como base a possível ordem dos eventos mostrados nos trailers, vemos Williams se virando com as armaduras caseiras, em estilo bem parecido com o próprio Homem de Ferro de Robert Downey Jr. antes da nanotecnologia. A personagem é perseguida pelas tropas do príncipe submarino Namor (Tenoch Huerta), o que acaba a levando a tomar refúgio em Wakanda. Com o Tony Stark deste universo morto, Williams terá Shuri (Letitia Wright) como possível mentora.
Quando estreia “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”?
“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” tem estreia prevista para o dia 10 de novembro nos cinemas brasileiros, um dia antes do lançamento nos EUA. Vale lembrar que a pré-venda de ingressos já está disponível. Veja o trailer da sequência: