Para bater de frente com YouTube, TikTok quer liberar vídeos mais longos
Famoso por popularizar a moda dos vídeos curtos, o TikTok está cogitando permitir que criadores publiquem conteúdos mais longos na plataforma. A informação é da Wired.
Atualmente, o aplicativo conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo mundo. Segundo um relatório da empresa, o usuário médio do TikTok abre 17 vezes por dia o aplicativo para assistir vídeos.
Nos Estados Unidos e no Reino Unido, as pessoas passam uma média de uma hora e 25 minutos no app todos os dias.
Entretanto, a decisão de permitir vídeos mais longos é vista como uma oportunidade para aumentar a participação do TikTok no mercado e bater de frente com outras plataformas, como o YouTube, por exemplo.
Vídeos longos no TikTok
Em julho do ano passado, a empresa já havia anunciado a possibilidade de criar vídeos de até 3 minutos de duração. Porém, a ideia dos vídeos ainda mais longos já vinha sendo ventilada nos últimos meses.
Com vídeos mais longos, seria possível aumentar a receita do TikTok, a partir de novas parcerias institucionais e comerciais para a ampliação da produção de conteúdos publicitários na plataforma.
Além disso, vídeos mais longos podem ajudar a atrair uma base de usuários mais velha, que está mais acostumada a vídeos do YouTube, em vez de vídeos de apenas 15 ou 60 segundos.
“Para TikTokers maduros, que estão mais acostumados a assistir a conteúdos mais longos no YouTube e menos interessados em participar de desafios de dança ou recriar memes, vídeos longos podem ser produtos adequados para mantê-los entretidos”, afirma Meg Jing Zeng, pesquisadora do TikTok na Universidade de Zurique.
Riscos para a plataforma
Estender a duração dos vídeos também traz riscos para o TikTok. Um deles é que a plataforma elimina a oportunidade de veicular anúncios entre os vídeos mais curtos.
Outro ponto contra é que um dos fatores-chave do sucesso do TikTok é que ele possui uma vantagem algorítmica sobre os concorrentes. Com vídeos mais curtos, é possível colher mais dados sobre como as pessoas interagem com os diferentes conteúdos.
A mudança também poderia afugentar aqueles usuários – principalmente os mais jovens – que têm uma média de atenção mais baixa e que não conseguem se concentrar em conteúdos mais longos.
Embora a empresa não divulgue números, estima-se que em 2021 o TikTok ganhou 4 bilhões de dólares em receitas publicitárias.