Pix já está disponível como forma de pagamento no Google Play
O Google Play passou a aceitar o Pix como método de pagamento no Brasil nesta semana. A novidade foi antecipada no Playtime, evento para desenvolvedores de software que aconteceu no final do mês passado, mas só agora chega aos usuários da plataforma.
O novo método de pagamento se junta a cartões de crédito, vale-presente, além dos apps de PayPal, PicPay e Mercado Pago, disponíveis há mais tempo no Google Play.
O único requisito para usar no novo sistema de pagamento é ter um dispositivo com Android 8.9 ou superior.
Além de ampliar a gama de métodos de pagamento da plataforma, a gigante das buscas passa a oferecer o formato de transações financeiras mais usado pelos brasileiros.
Como fazer
Após selecionar o Pix como forma de pagamento, o QR Code tem validade de 3 dias. Caso o pagamento não aconteça neste período, o código expira e é necessário gerar outro.
Pix terá novas modalidades em 2024
A decisão do Google acontece em um ano em que o Pix receberá novas modalidades de transações financeiras, com potencial de substituir métodos tradicionais. Um deles é o BolePix, que é bastante parecido com o boleto bancário tradicional, mas com pagamento instantâneo, sem a necessidade de esperar três dias.
Além disso, o Banco Central se prepara também para lançar o Pix automático, que, como o nome sugere, é um equivalente do débito automático, e é indicado para pagamentos recorrentes. Entram aqui contas de telefone, água, energia ou assinaturas de serviços de streaming, por exemplo.
Ainda há expectativa quanto à regulamentação do Pix crédito, que já existe em algumas instituições financeiras. O método permite transferir dinheiro instantaneamente, pagando após alguns dias.