O Pokémon Go ficou conhecido justamente por servir de incentivo para as pessoas saírem por aí caminhando. Agora, a Niantic juntamente com a Nintendo anunciou um app chamado Pokémon Sleep, cuja premissa tem relação com o tempo que o jogador dorme. O game deve ser lançado apenas em 2020.

Não temos muitos detalhes, mas, por ora, o que sabemos é o que as próprias empresas disseram no anúncio:



Em breve, treinadores poderão acordar com Pokémon toda manhã com o Pokémon Sleep, um app móvel da The Pokémon Company. Pokémon Sleep tem como objetivo transformar o sono em entretenimento ao fazer com que o tempo gasto pelo jogador dormindo tenha efeitos na experiência do jogo.

Em um comunicado enviado ao TechCrunch, a única coisa que fica clara é que o sistema do game tem relação com cultivar bons hábitos de sono. “Na Niantic, amamos explorar o mundo a pé. E isso não pode ocorrer a menos que tenhamos energia para embarcar nessas aventuras”, disse John Hanke, CEO da Niantic. “Estamos animados de encontrar formas de recompensar bons hábitos de sono no Pokémon Go como parte de um estilo de vida mais saudável. Vocês saberão mais detalhes [sobre o jogo] no futuro”.

Junto com o app, a empresa anunciou juntamente com a Nintendo um novo dispositivo chamado Pokémon Go Plus+. De acordo com a companhia, o aparelho contará com um acelerômetro que ajudará a monitorar o sono da pessoa e enviará as informações para o smartphone via Bluetooth.

Se for ver bem, o que a Niantic quer é que, de dia, as pessoas joguem Pokémon Go e, à noite, usem o Pokémon Sleep. É curioso, pois parece que a ideia da empresa é gamificar um aspecto íntimo da vida das pessoas, que é o sono.

Por outro lado, existe toda uma discussão sobre como os aparelhos, sobretudo smartphones, têm influenciado negativamente na qualidade do sono das pessoas. Então, se a iniciativa ajudar minimamente alguns usuários do game a dormir direito e ter uma qualidade de vida melhor, já deve ser de grande proveito.

Como o app e o dispositivo só estarão disponíveis no ano que vem, para comemorar os novos recursos, a Niantic afirmou que colocou um monte de Snorlax dormindo pelo jogo Pokémon Go. Lógico, para quem ainda joga o game, após capturá-lo, ele estará pronto para o combate quando acionado.

[Kotaku]