Por que o Xiaomi Mix Fold 2 é chamado de clone do Galaxy Z Fold 4

Embora os dispositivos sejam muito semelhantes, o smartphone da Xiaomi leva a melhor em alguns aspectos
mix fold
Imagem: Xiaomi/Divulgação

A Xiaomi lançou o Mix Fold 2 na quinta-feira, 11, dia seguinte ao anúncio dos novos dobráveis da Samsung. À primeira vista, o smartphone da chinesa tem um design que lembra bastante o Galaxy Z Fold 4, já que conta uma tela externa parecida e enorme tela flexível interna com a tecnologia “Ultra Thin Glass”, desenvolvida pela empresa sul-coreana.

De fato, o conceito de ambos é bem parecido, não só no visual, mas também em alguns outros componentes. As baterias são muito parecidas, sendo que o smartphone da empresa sul-coreana conta com 4.400 mAh, enquanto o da Xiaomi tem 4.500 mAh. As câmeras principais dos dois aparelhos são sensores de 50 MP e entregam desempenho muito parecido.

Como a proposta das empresas é competir com aparelhos topo de linha, faz sentido que utilizem o processador que entrega melhor desempenho do mercado, o Snapdragon 8 Plus Gen 1, o modelo mais avançado já desenvolvido pela Qualcomm.

Embora os dispositivos sejam muito semelhantes, o celular da Xiaomi leva a melhor em alguns aspectos. Quem procura adquirir Xiaomi Mix Fold ou Galaxy Fold 4 não procura um celular exatamente compacto, mas a empresa chinesa consegue entregar um aparelho 40% mais fino se comparado com o seu concorrente da Samsung, o que acaba impactando no conforto durante o manuseio.

A já citada capacidade da bateria também é um ponto que a Xiaomi leva vantagem. São apenas 100 mAh a mais, no entanto, desde que teve seu primeiro modelo lançado, a linha Galaxy Z Fold nunca recebeu um upgrade de bateria. A linha Z Flip, com o novo mecanismo da dobradiça mais fino, que também está na linda Z Fold, ganhou espaço para uma bateria maior e, mesmo que modesta, recebeu uma atualização na capacidade do componente. A expectativa era que, após quatro anos, o maior dobrável da Samsung também recebesse um upgrade de bateria.

O Mix Fold teve preço no mercado chinês anunciado e custará o equivalente a US$ 1.335, mais um aspecto que leva vantagem sobre o Celular da Samsung. No Unpacked, a gigante sul-coreana confirmou que o preço sugerido de seu smartphone é de US$ 1.799, uma diferença considerável em relação ao seu concorrente da China.

Embora seja bem mais barato e até leve a melhor em algumas especificações, do Xiaomi Mix Fold 2 não tem nenhuma previsão de ser comercializado no Brasil Já o Samsung Galaxy Z Fold 4, será vendido em nosso país e deve ter os preços para o mercado nacional revelados no próximo dia 23 de agosto.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas