Por que os cães preferem brinquedos azuis e amarelos?

Não há nada que conecte mais um dono ao seu cão que os momentos de brincadeira. Mas você já comprou um brinquedo que achou incrível pro seu cachorro e quando chegou em casa ele não deu muita bola? Então talvez você tenha escolhido a cor errada. Diferente do que nos induz a pensar a colorida […]
Por que os cães preferem brinquedos azuis e amarelos?
Imagem: Alan Youngblood/ Unsplash/ Reprodução

Não há nada que conecte mais um dono ao seu cão que os momentos de brincadeira. Mas você já comprou um brinquedo que achou incrível pro seu cachorro e quando chegou em casa ele não deu muita bola? Então talvez você tenha escolhido a cor errada.

Diferente do que nos induz a pensar a colorida variedade de bichinhos de pelúcia e bolinhas feitas para os pets, os cães não enxergam todas essas cores.

Quais cores os cães enxergam?

Em geral, além do azul e do amarelo, os cães podem enxergar cores mais neutras, como marrom e diversos tons de cinza. Já o vermelho, o verde e até o laranja não são atrativos para esses animais.

Na prática, cores como o verde-azulado e o violeta acabam sendo vistas em vários tons de azul por um cachorro. Os tons de vermelho e verde provavelmente parecem mais marrons ou cinzas.

Dessa forma, jogar uma bolinha amarela ou azul pode ser mais eficaz na hora de brincar.

Por que isso acontece?

O olho de um cachorro funciona de uma maneira semelhante ao de uma pessoa: eles também possuem fotorreceptores. Assim como os humanos, os cães têm cones, que ajudam na diferenciação das cores, e também têm os bastonetes, que auxiliam no movimento e na visão noturna.

No entanto, há algumas diferenças. Enquanto os cães possuem mais bastonetes nos olhos, os humanos têm mais cones. Em geral, uma pessoa tem três tipos de cones, já os cachorros têm dois.

Dessa maneira, os cães veem o mundo em uma paleta mais simplificada que seus donos. Os três cones que os humanos possuem permitem ver tons que se enquadram nas faixas de vermelho, azul e verde. Os dois cones que os cães têm permitem enxergar com mais destaque o azul e o amarelo.

Sua capacidade de ver vermelho e verde é limitada. Para os cães, essas cores podem parecer tons de cinza ou marrom”. Saber isso é importante porque a cor certa pode aumentar a visibilidade, facilitar a detecção dos brinquedos e de obstáculos, além de promover a estimulação mental do seu pet.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas