por Daniel Junqueira

A Sony anunciou hoje duas novas versões do PlayStation 4. Uma delas é mais potente do que a atual, enquanto a outra mantém o poder do modelo antigo e coloca em um corpo menor. Conheça os novos PS4 Pro e PS4 Slim:

PlayStation 4 Slim

ps4-slim-2

Vazado há algumas semanas, o PlayStation 4 Slim agora é oficial: a Sony confirmou o redesign do seu console, que agora tem um corpo mais leve e consumo mais eficiente de energia sem perder nada da potência do console lançado em 2013. Ele também vai ser compatível com HDR – assim como o PS4 original, que ganhará a funcionalidade a partir de uma atualização de firmware.

O PS4 Slim vai ser lançado lá fora no dia 15 de setembro por US$ 299. Ainda não temos informações sobre um lançamento no Brasil.

PlayStation 4 Pro

ps4-pro

E a versão mais potente do PS4 vai ser chamada simplesmente “PlayStation 4 Pro”. Ele ganhou uma CPU mais rápida, uma GPU atualizada e vem com um disco rígido de 1TB. O poder extra permitirá ao PS4 Pro exibir imagens em 4K – ou seja, ele só vai valer mesmo para já quem TVs com essa tecnologia.

Os rumores de uma atualização de hardware do PS4 são falados desde março, e em junho a empresa confirmou a existência de uma nova versão. Hoje chegou o momento de mostrar ao mundo o que é o PS4 Pro, que vai “borrar as linhas das gerações de consoles”, segundo a própria Sony, introduzindo mais potência sem substituir completamente o console – os PS4 normal e Pro serão compatíveis com todos os jogos, mas alguns deles vão se aproveitar melhor das diferenças do Pro, exibindo, por exemplo, imagens em 4K (quando você tiver uma TV compatível com o Ultra HD, claro).

Apesar de rodar jogos e vídeos da internet (Netflix e YouTube, por exemplo) em 4K, o PS4 Pro não vai ler UHD Blu-Rays.

Durante a apresentação, a Sony exibiu alguns vídeos com imagens de jogos rodando no PS4: eles exibiam imagens muito mais detalhadas do que no console original. A empresa ainda disse que alguns jogos já lançados para o PS4 vão receber atualizações para aproveitar a potência extra do modelo Pro.

No caso dos jogos do PlayStation VR, a Sony diz que o novo console vai oferecer visuais melhorados em alguns jogos.

O novo console vai ser lançado por US$ 399 no dia 10 de novembro. O PlayStation 4 Pro não chega sozinho ao mercado: a Microsoft também prepara uma atualização para o Xbox One chamada Project Scorpio, que está prevista para o fim de 2017.

Foto via Farley Santos/Flickr