QI do norte-americano cai pela 1ª vez em um século, mostra estudo
Um grupo de psicólogos da Northwestern University e University of Oregon, descobriu,por meio de testes online que as pontuações de QI nos Estados Unidos podem estar caindo.
Em artigo recente publicado na revista Intelligence, William Revelle, David Condon e Elizabeth Dworak comentaram sobre uma análise de resultados nos testes de QI no projeto feito com voluntários entre 2006 a 2018.
Em primeiro lugar, o “efeito Flynn” sugere que a raça humana fica mais inteligente a cada geração. Com o quociente medido da inteligência (QI) crescendo sucessivamente. Porém, pela primeira vez em quase um século, as coisas podem estar mudando.
Os últimos estudos apontam que os níveis que QI estão caindo em diversos países, principalmente no continente europeu, além dos EUA.
Com a participação ativa de americanos no projeto “Avaliação de Personalidade de Abertura Sintética”, os psicólogos descobriram que nos últimos 12 anos, as pontuações de quociente medido da inteligência caíram em todas faixas etárias. O declínio mais acentuado na média foi entre os jovens.
Outro ponto importante destacado pelos especialistas é que as habilidades como resolução de problemas, raciocínio verbal e avaliações de séries numéricas, pioraram.
Mesmo com a análise, os pesquisadores não apontaram precisamente os porquês da queda do QI norte-americano. Entretanto, o fato pode estar ligado às mudanças frequentes no sistema educacional do país.