Tecnologia

Quem foi o bilionário da tecnologia que morreu no Mar do Mediterrâneo

O bilionário foi um dos empresários britânicos mais conhecidos, sendo cofundador da empresa de tecnologia Autonomy
Imagem: Redes Sociais/Reprodução

Nesta quarta-feira (24), mergulhadores encontraram o corpo do magnata britânico da tecnologia Mike Lynch, considerado o “Bill Gates britânico” (via Daily Telegraph). Ele é uma das vítimas do naufrágio de um iate de luxo na ilha italiana da Sicília, próximo a Palermo, no Mar Mediterrâneo, na madrugada da última segunda-feira (19).

O iate, segundo a mídia, afundou após passar por uma tromba d’água, fenômeno que tem sido cada vez mais observado na Europa nos últimos anos.

A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada. Já a filha do bilionário, Hannah, também faleceu no naufrágio. De acordo com o último balanço, os serviços de emergência indicaram que quatro pessoas morreram, outras duas ainda estão desaparecidas e 15 sobreviveram e foram resgatados.

O iate tinha capacidade para doze passageiros e dez tripulantes. O acidente ocorreu enquanto os passageiros estavam dormindo. A maioria tinha nacionalidade britânica, segundo os veículos de comunicação italianos.

Quem foi o bilionário morto no naufrágio?

Mika Lynch, de 59 anos, foi um dos empresários tecnológicos britânicos mais conhecidos. Ele é cofundador da empresa de software Autonomy. Ela foi vendida para a HP em 2011 por 11 bilhões de dólares em 2011 (valor em 60 bilhões de reais na cotação atual).

O negócio foi marcado por acusações de fraude contábil. Nos últimos anos, o empresário tem sido notícia sobretudo devido ao julgamento por essa venda.

HB acusava Autonomy de falsificar suas contas e, especificamente, Mike Lynch de inflar artificialmente as receitas e seu crescimento, e as margens reportadas da empresa.

Em 2023, Lynch foi extraditado do Reino Unido para os Estados Unidos para ser julgado neste caso, mas foi absolvido em junho, após julgamento realizado em San Francisco, Califórnia.

Dessa forma, em meio a polêmicas entre as gigantes da tecnologia, em 2012, Lynch resolveu confundar a Invoke Capital, uma companhia de capital de risco que apoiava startups europeias.

Com a Invoke, ele investiu na empresa de segurança cibernética Darktrace e na startup de software jurídico Luminance. Assim, Lynch entrou na lista de bilionários da Forbes em 2014 e 2015 com um patrimônio líquido estimado em 1 bilhão de dólares, mas saiu da lista em 2016.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas