Reacts de pessoas chorando emocionam no novo clipe do Sigur Rós

Clipe da canção Andrá, presente no recém-lançado álbum ÁTTA, é estrelado por fãs escutando a canção pela primeira vez. Vale assistir
Imagem: YouTube/Reprodução

No mês passado, os fãs do Sigur Rós receberam uma surpresa: a banda anunciou seu primeiro álbum em dez anos, o recém-lançado ÁTTA. E uma das músicas do novo disco conta com um videoclipe especial, estrelado por fãs escutando a canção pela primeira vez.

O mini-documentário da banda islandesa mostra reações de diversas pessoas à música “Andrá”, uma das faixas no novo álbum, e o resultado é emocionante.

A primeira parte do videoclipe apresenta uma série de depoimentos de fãs do Sigur Rós em um estúdio, relatando sobre sua história com o conjunto.

As pessoas contam sobre a importância das músicas deles em suas vidas, seja para embalar momentos alegres ou consolar em dias tristes, revelando histórias de amor e perdas.

Depois, os convidados colocam os fones de ouvido e ouvem a nova canção pela primeira vez. Vale a pena conferir o vídeo.

Katya Gimro e Alexey Krupnik foram os responsáveis pela direção do conteúdo. “Eu queria mostrar como Sigur Rós é a trilha sonora de nossas vidas através da felicidade, da dor, da esperança, do luto e do amor. O curta Andrá celebra a maneira como Sigur Rós captura e canaliza a humanidade que une a todos nós”, disse Gimro, em comunicado oficial.

A faixa do clipe é a 6ª canção do novo disco. “ÁTTA” foi o primeiro trabalho de estúdio da banda em uma década, e chegou às plataformas de streaming no dia 16 de junho.

A capa do novo disco da banda islandesa Sigur Rós, “ÁTTA”. Imagem: YouTube/Reprodução

Boa recepção da crítica

Composto por 10 faixas, incluindo o single “Blóðberg”, de sete minutos de duração, o novo álbum foi bem recebido pela crítica. O disco é considerado o melhor da banda desde “Takk”, de 2005.

Primeiro lançamento desde “Kveikur”, de 2013, “ÁTTA” conta com colaborações da London Contemporary Orchestra, conduzida por Robert Ames. Também inclui metais executados pelos islandeses do Brassgat í Bala, colaboradores de longa data da banda.

As faixas foram gravadas em vários continentes – no estúdio Sundlaugin, na Islândia, no lendário Abbey Road, no Reino Unido, e em vários estúdios nos Estados Unidos. O álbum é o primeiro a apresentar a nova formação do grupo. A banda voltou a ter o multi-instrumentista Kjartan Sveinsson entre os membros, após sua saída em 2012, juntando-se ao vocalista Jónsi e ao baixista Georg Holm.

Até agosto, o Sigur Rós estará na estrada com shows que terão a participação de orquestras com mais de 40 integrantes, pela Europa e América do Norte. Ainda não há previsão para o retorno dos islandeses ao Brasil.

Imagem: Hörður Óttarsson/Divulgação

Sigur Rós foi uma das pioneiros do post-rock

Considerada a pioneira islandesa do post-rock, a banda utiliza elementos de música clássica e minimalista, e é conhecida por suas músicas calmas e emotivas, embaladas pela voz falsete do vocalista, Jónsi. O nome, em islandês, significa “rosa da vitória”, e pronuncia-se “si ur rous”.

O grupo foi batizado em homenagem à irmã de Jónsi, Sigurrós, que nasceu no mesmo dia em que a banda foi fundada. Em atividade desde 1994, o grupo fez muito sucesso entre o público indie, sendo que lançou clássicos como “Hoppípolla” e “The Rains of Castamere”, da trilha de Game of Thrones.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas