_Ciência

Rover Perseverance da NASA fotografa outro “rosto” de Marte

O primeiro “rosto” de Marte, registrado em 1976 na região chamada Cydonia, inspirou teorias sobre civilizações marcianas perdidas.

Rover Perseverance encontra novo rosto de Marte

Desde 2020, o Rover Perseverance, da NASA, capta imagens curiosas de Marte e realiza descobertas importantes durante sua jornada pelo planeta vermelho. Mas, desta vez, o rover fotografou outro “rosto” de Marte que evocou conspirações do passado.

Em julho de 1976, a sonda Viking, da NASA, registrou fotos da superfície da região Cydonia, em Marte, mostrando algo similar a um rosto humano. À época, muitos acreditaram que a imagem fosse uma escultura feita por antigas civilizações marcianas, dando um boost em conspiracionistas, sobretudo Richard Hoagland.

No final de setembro, quase 50 anos depois, o rover Perseverance registrou uma imagem de um grupo de rochas na cratera Jezero – região muito longe de Cydonia – e presenciou mais um “rosto” marciano.

No canto esquerdo da foto, uma rocha de aspecto peculiar lembra um rosto humano deitado de lado, o que, certamente, é incomum. Veja o detalhe:

Imagem: NASA/Reprodução

Aliás, o que não é incomum é o rover Perseverance encontrar rochas peculiares em Marte. No mês passado, por exemplo, o rover encontrou uma rocha com tons de “zebra”.

Ou seja, Marte é repleto de estranhezas espaciais e a culpa não é do planeta, mas, sim, dos humanos.

Fenômeno velho do novo “rosto” de Marte

Enxergar rostos humanos em objetos inanimados é um fenômeno psicológico que se chama “pareidolia”. Ela causa a ilusão na nossa percepção para impor um significado a interpretação de algo.

No entanto, o primeiro “rosto” de Marte, de Cydonia, inspirou teorias sobre civilizações marcianas perdidas, deuses astronautas e outros temas que você encontra até hoje no History Channel. Porém, a forma não passava de apenas um jogo de luz e sombra.

Vale ressaltar que, a partir de 1997, a NASA e a ESA tiraram novas fotos do antigo “rosto” de Marte evidenciando a pareidolia. No entanto, isso não impediu que Richard Hoagland ganhasse o Prêmio IgNobel de Astronomia no mesmo ano (o “Framboesa de Ouro” do Prêmio Nobel).

Para entender a pareidolia  — e não acreditar que a nova foto do Perseverance também seja obra de marcianos — veja esse curto vídeo com fotos do “rosto” de Marte da Viking captadas nas últimas décadas.

Por fim, além do novo “rosto” de Marte fotografado pelo rover Perseverance (outra pareidolia do planeta), um novo emoji de rosto feliz foi registrado recentemente pela ESA.

Sair da versão mobile