Os usuários da Apple já contam com um recurso para compartilhar arquivos entre dispositivos da marca há um tempo. Agora, os donos de aparelhos Samsung podem comemorar porque a empresa sul-coreana quer oferecer o mesmo para seus consumidores com o QuickShare.

Similar ao AirDrop, da Apple, o QuickShare basicamente permite que as pessoas compartilhem fotos, vídeos e arquivos de uma forma rápida e fácil entre dispositivos. Segundo o XDA Developers, será possível escolher entre enviar e receber apenas de seus contatos ou qualquer pessoa próxima que tenha um dispositivo com suporte para o QuickShare.



O diferencial aqui em relação ao AirDrop é que o processo de transferência envolve a tecnologia de armazenamento em nuvem como intermediária. Ou seja, ao tentar enviar os arquivos para um dispositivo, eles ficarão temporariamente na Samsung Cloud. A partir daí, eles serão transmitidos para outros aparelhos onde o download poderá ser feito. O XDA Developers relata que o QuickShare vai suportar arquivos de no máximo 1 GB, sendo que o limite diário de transferência é de 2GB.

            Captura de tela: XDA Developers

Ainda de acordo com o site de tecnologia, o novo recurso será lançado provavelmente com o Galaxy S20+, visto que a informação veio de uma pessoa com acesso a um Galaxy S20+ com 5G. O aplicativo aparentemente ainda não está disponível em nenhum aparelho com sistema operacional One UI 1.0/1.5 ou One UI 2. A expectativa, portanto, é que o serviço chegue apenas em dispositivos a partir do One UI 2.1, mas, quem sabe, a Samsung não vai acabar disponibilizando em outros aparelhos por meio de uma atualização de software.

O Google também está trabalhando em um recurso semelhante, chamado Nearby Sharing, que permitiria o compartilhamento de arquivos entre dispositivos Android e ChromeOS.

[XDA Developers]