Acontece na próxima semana talvez o último evento Unpacked de 2021. E é nele que a Samsung promete revelar seus novos smartphones dobráveis, além do primeiro smartwatch equipado com a nova plataforma Wear OS feita em parceria com o Google. É também a primeira vez em 10 anos que a companhia sul-coreana não revelará um novo Galaxy Note — o foco vai mesmo ser nos celulares com tela dobrável, como Galaxy Z Fold e Galaxy Flip.

Muitas fotos e rumores foram divulgadas ao longo das últimas semanas. Mas como nada foi confirmado oficialmente pela empresa, tudo deve ser tratado na base da especulação. Em todo o caso, listamos tudo o que a Samsung deverá revelar no evento do dia 11 de agosto, com início às 10h45 pelo horário de Brasília. A transmissão poderá ser assistida pelos canais da marca no YouTube, TikTok e Samsung Newsroom Brasil.

Dobráveis

Já sabemos que os smartphones dobráveis ​​serão lançados neste evento, pois a própria Samsung traçou seus planos por meio de uma postagem feita pelo presidente e chefe de comunicações móveis da empresa, TM Roh. Mais especificamente, o executivo citou dois novos dispositivos dobráveis: o Galaxy Z Flip e Z Fold, ambos de terceira geração.

O Galaxy Z Flip 3 deve ser lançado em várias cores. Imagem: Samsung via Winfuture.de

O Z Flip se dobra para baixo, assim como os feature phones do passado, enquanto o Z Fold se abre para fora como um livro para revelar uma tela do tamanho de um tablet. Alguns vazamentos apontam que o Snapdragon 888 equipará os dois aparelhos, além de 8 GB de RAM no Z Flip e 12 GB de RAM no Z Fold. Os telefones devem ter melhor resistência à água, com o Z Flip protegido por uma classificação IP68 e o Z Fold com IPX8 (mais robusta).

Além das melhorias habituais de construção, esperamos que o Z Flip 3 tenha uma tela principal flexível interna de 6,7 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz e painel externo de 1,9 polegadas. Essa tela externa é um pouco maior do que o display de 1,1 polegadas no modelo atual, e deve impulsionar seu uso em comparação com a tela sem muitas funcionalidades do Z Flip 2. O dispositivo deve ter duas câmeras, sendo uma câmera traseira de 12 MP e uma frontal de 10 MP. E o que seria do smartphone dobrável da Samsung sem um toque de cor? Rumores indicam que o Z Flip 3 chega em oito cores: preto, branco, azul escuro, roxo claro, verde, um tom rosado e cinza para amantes neutros.

O Galaxy Z Fold 3 (à esquerda) e o Galaxy Z Flip 3 (à direita). Imagem: Samsung via Evan Blass

Para aqueles que querem menos um telefone tradicional e mais próximo de um dispositivo híbrido, o Galaxy Z Fold 3 poderá ser sua próxima escolha. O dispositivo deve ter uma tela de 6,2 polegadas na parte externa e 7,55 polegadas na parte interna. Uma lista recente da FCC também revelou compatibilidade com a caneta stylus S Pen da Samsung, o que deve servir de substituto à ausência do Galaxy Note este ano — embora a caneta não fique guardada na parte interna no Z Fold 3.

Como a última versão do Galaxy Z Fold, o telefone dobrável de terceira geração provavelmente terá uma série de câmeras. O burburinho nos leva a acreditar que existem três lentes, incluindo uma primária de 12 MP, uma ultra-grande angular e uma câmera para telefoto. Pode até haver uma câmera embaixo da tela aparecendo no interior do dispositivo.

Smartwatches

Imagem: Android Headlines

Desde que o Google e Samsung anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de um novo sistema operacional para smartwatches, usuários Android estão ansiosos para saber no que exatamente vai resultar essa iniciativa. No campo da Samsung, os primeiros frutos desse acordo devem ser o Galaxy Watch 4 Classic e o Galaxy Watch 4, este último com recursos voltados para condicionamento físico e para usuários que usam o relógio com mais frequência.

Como o próprio nome sugere, o Galaxy Watch 4 Classic terá uma aparência mais clássica e virá em três tamanhos: 42 mm, 44 mm e 46 mm. Ele também deve ser um dos primeiros aparelhos com o vidro reforçado Gorilla Glass DX+ e virá em opções de alumínio e aço inoxidável, com três opções de cores: branco e prata, cinza e prata, e um modelo todo preto.

Uma renderização dos quatro supostos novos smartwatches Galaxy Watch 4. Imagem: OnLeaks/GizNext

O Galaxy Watch 4, por sua vez, será voltado para pessoas que desejam um relógio com foco especial para a prática de atividades físicas. Ele parece ser feito de alumínio e vem nos tamanhos de 40 mm e 44 mm. Também é esperado que funcione em um processador de 5 nm, o que é muito mais potente do que os chips em smartwatches Android que não são da Samsung. As renderizações mostram quatro opções de cores, incluindo preto, prata, verde e dourado.

Outros possíveis recursos que foram vazados pela Amazon do Canadá indicam que o Galaxy Watch 4 terá análise da composição corporal, rastreamento avançado do sono, medidor de oxigênio no sangue (SpO2), além do monitoramento habitual da frequência cardíaca contínua. Ele também terá NFC e GPS embutido, display de 1,36 polegadas e bateria de 361 mAh.

Imagem: Samsung

A experiência One UI Watch da Samsung também estará presente. Com a interface, será possível baixar automaticamente no relógio os aplicativos que você fez o download — desde que haja compatibilidade daquela ferramenta para os novos smartwatches. Também está chegando uma plataforma aprimorada de mostradores mais dinâmicos, que tornará mais fácil para os desenvolvedores aproveitarem os sensores e habilidades do Galaxy Watch.

Assine a newsletter do Gizmodo

Fones de ouvido

Imagem: Samsung via Evan Blass

O último produto que esperamos ser anunciado no evento Unpacked da Samsung é o novo Galaxy Buds. Os fones de ouvido não ganham uma atualização há dois anos, então talvez não tenha momento melhor para uma geração atualizada ser anunciada.

O Galaxy Buds 2 foi praticamente revelado em uma série de renderizações vazadas. Portanto, espere por fones de ouvido menores sem asas em forma de barbatana. O estojo de carregamento também parece ser um pouco maior do que o anterior. Não se sabe se os fones terão cancelamento de ruído ativo, embora uma postagem no GitHub pareça sugerir o contrário. O preço também deve ser destaque: entre US$ 100 e US$ 150.