Série “Years and Years” previu em 2019 o ataque da Rússia à Ucrânia

A minissérie da BBC e da HBO conquistou o público por mostrar um futuro tecnologicamente bizarro. Veja como aconteceu essa previsão da guerra
Years and Years
Imagem: Divulgação/Reprodução HBO

Após a invasão de tropas russas na Ucrânia nesta semana, diversas teorias foram levantadas por especialistas sobre o que levou ao conflito, se poderia ser previsto e resolvido antes. Mas, em um mundo paralelo, o das artes, a minissérie “Years and Years”, da BBC e HBO, previu esse ataque ainda em 2019.

Vamos ver como isso aconteceu.

A minissérie conquistou o público há três anos por mostrar um futuro tecnologicamente bizarro e mais real do que é visto em “Black Mirror”, atração da rival Netflix. Na produção, a tecnologia avança enquanto a política é dominada por um conservadorismo retrógrado e o sistema econômico colapsa. O meio ambiente vai de mal a pior, resultando na extinção de frutas.

A série “Years and Years” retrata o futuro a partir da perspectiva da família Lyons, formada por quatro irmãos, avó e agregados. Nela, diferentes gerações interagem com a tecnologia em 2034: crianças usam hologramas de emoji no rosto, adolescentes implantam dispositivos no corpo e adultos recorrem a robôs para sexo.

Entre 2019 e 2034, a família Lyons, moradora de Manchester, na Inglaterra, vê robôs roubarem seus empregos, comidas produzidas por bactérias e doenças serem diagnosticadas a distância, com um prosaico escaneamento da íris. A série parece retratar um futuro distante e assustador, mas a verdade é que estamos mais perto dessa realidade do que imaginamos.

O primeiro episódio por exemplo, se passa em 2019 e salta alguns anos, mostrando, entre outros eventos, uma fictícia reeleição de Donald Trump, a morte de Angela Merkel, a criação pela China de uma base militar em uma ilha artificial e a ascensão de uma candidata caricata de extrema-direita no Reino Unido. 

A protagonista Viv Rook é interpretada pela atriz Emma Thompson. Ela vive uma empresária sem escrúpulos, famosa por falar barbaridades na TV, que decide se candidatar ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido (com uma campanha baseada em fake news, obviamente).

E, para surpresa de muitos, exatamente quando passa pelo ano de 2022, o episódio mostra reportagens na TV sobre uma agitação política de rebeldes na Ucrânia, em que a Rússia é convidada a intervir, mandando seus tanques para a capital ucraniana, Kiev.

Nos anos seguintes, a série revela que a intervenção foi um golpe de Estado orquestrado pela Rússia, que organizou um plebiscito suspeito em que 97% dos ucranianos dizem querer cidadania russa. Na realidade fictícia da minissérie, a invasão é seguida de uma migração em peso de ucranianos refugiados, buscando asilo político no Reino Unido. 

Além disso, na trama, a guerra comercial entre China e EUA resulta em explosões nucleares e a população sofre uma grande crise econômica com a falência de grandes bancos. Isso sem contar os impactos das mudanças climáticas e os problemas com os refugiados ucranianos que não são aceitos na Europa. 

Na época em que foi lançada, o roteirista e criador da série, Russell T. Davies, contou em entrevista à BBC que a história é como “um drama épico que segue uma família durante mais de 15 anos de mudanças políticas, econômicas e tecnológicas.”

O criador ainda explicou que se inspirou no noticiário do período, como a proibição da homossexualidade na Chechênia, para adaptar a história. Dentro de “Years and Years”, a trama acompanha um ucraniano gay refugiado que passa a se relacionar com um inglês. 

Meses depois de escrever a ideia, disse Davies em 2019 ao jornal USA Today, um incidente envolvendo navios de guerra da Ucrânia e da Rússia já sugeria uma tensão política entre os dois lados.

Na mesma entrevista de 2019, Davies pontuava a questão em que ele baseia toda a premissa apocalíptica de “Years and Years”: “Da noite para o dia, as coisas estão mudando, com um voto errado ou um presidente errado. Volatilidade e aceleração”. 

Após os ataques da Rússia, especialistas políticos e analistas dizem que a guerra pode ter acontecido em decorrência da eleição de Volodymyr Zelensky, ex-comediante de 44 anos que não tinha nenhum histórico de cargos eletivos antes de concorrer à presidência da Ucrânia em 2018. 

“Years and Years” é uma produção com apenas 6 episódios e está disponível na plataforma HBO Max. Confira ao trailer: 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas