Se você usa óculos, provavelmente tem panos de limpeza de microfibra escondidos por toda a casa porque, com tanta poluição, é inevitável suas lentes ficarem sujas. Mas por que passar metade do dia limpando poeira quando você pode colocar suas especificações no LensHD e deixar a minúscula máquina de lavar fazer todo o trabalho duro para você?

O LensHD é uma cópia do Cardlax, um dispositivo de limpeza automatizado que elimina toda a cera e sujeira dos fones de ouvido sem fio. Isso é definitivamente uma tarefa mais terrível do que limpar manchas e impressões digitais de um par de óculos, mas é algo que pode ser finalmente terceirizado para as máquinas.

Dentro da LensHD há um conjunto de quatro esponjas macias em forma de lâmina envoltas em tecido de microfibra, cada uma girando levemente deslocada para aumentar a área de cobertura. Borrifar as esponjas com um limpador de óculos antes da limpeza melhora a capacidade de remover impressões digitais gordurosas (não é obrigatório, mas qualquer pessoa com óculos sabe que torna o processo mais fácil e eficaz), mas, caso contrário, usar o LensHD é tão fácil quanto colocar um par de óculos dentro, fechar a máquina, momento em que as quatro esponjas começam a trabalhar, limpando simultaneamente os dois lados de cada lente.

A máquina não é tão portátil quanto um pano de microfibra em seu bolso (ou a camisa que você está vestindo) e é alimentada por um cabo USB-C em vez de baterias recarregáveis, embora você sempre possa emparelha-lá com uma fonte de alimentação portátil se a mobilidade é sua prioridade. Os detalhes sobre o tempo de limpeza não são mencionados, mas, ao limpar os dois lados das lentes ao mesmo tempo, é quase certo que seja mais rápido do que limpar manualmente. Quanto à compatibilidade, a equipe por trás do LensHD afirma que o testou com 100 tipos e estilos diferentes de óculos, então, a menos que você use armações especialmente exclusivas ou grandes, o aparelho deve ser compatível.

O mesmo acontece com o limpador de fones de ouvido Cardlax, os criadores do LensHD (que originalmente faziam parte da equipe responsável pelo Cardlax) optaram por uma campanha de crowdfunding Kickstarter para ajudar a levar sua criação aos consumidores. Mas com uma meta de financiamento de apenas mil dólares, parece que eles estão usando o Kickstarter mais como uma plataforma de pré-venda do que uma forma de levantar fundos suficientes para colocar o LensHD em produção. A opção de pré-encomenda mais barata com entrega em novembro de 2021 está cotada a 79 dólares, embora o preço total do varejo provavelmente seja muito mais alto do que isso.

Assine a newsletter do Gizmodo

Apesar de os criadores do LensHD terem dito que a máquina está “pronta para entrar em produção, com materiais de origem e um cronograma confirmado com o nosso fabricante de confiança,” ainda há uma boa razão para ser cauteloso sobre qualquer produto crowdfunded, especialmente com uma pandemia ainda está em curso em todo o mundo, o que tornou difícil para empresas ainda maiores colocarem um produto nas mãos dos consumidores. Se você quer pré-encomendar o LensHD, vai precisar esperar até novembro.