Os atentados de Paris nesta sexta-feira (13) deixaram 129 mortos e 352 pessoas feridas, muitas em estado grave. A França declarou estado de urgência e fechou as fronteiras. O Estado Islâmico assumiu a autoria dos ataques, e o primeiro-ministro Manuel Valls disse: “estamos em guerra”.

>>> O caso do espanhol que ficou sabendo pelo Facebook que tinha morrido no Bataclan
>>> Stade de France foi ilha de medo, mas também uma fortaleza contra o terrorismo

Em meio ao caos, um símbolo começou a ganhar as redes sociais e o mundo: o Peace for Paris (Paz para Paris). Ele foi criado por Jean Jullien, designer francês de 32 anos que mora em Londres.

A ilustração é simples e poderosa: o símbolo hippie do “paz e amor”, mas com a torre Eiffel no meio, tudo desenhado com traços grossos e escuros em um plano de fundo branco.

https://twitter.com/jean_jullien/status/665305363500011521

Em questão de horas, o Peace for Paris apareceu em camisetas, pôsteres, bandeiras, entre outros, mostrando a solidariedade do mundo após o pior ataque à França na história recente. Jullien diz à Wired que criou o símbolo por instinto:

Foi uma reação. A primeira coisa que me veio foi a ideia de paz, de que precisávamos de paz. Eu estava procurando por um símbolo de Paris, e, obviamente, a Torre Eiffel foi a primeira coisa que veio à minha mente. Eu apenas liguei ambos. Sabe, não houve muito processo de trabalho por trás disso. Foi mais uma reação instintiva e humana do que a reação de um ilustrador.

O designer diz que foi acusado de oportunismo por criar o símbolo poucas horas após os ataques. No entanto, ele diz: “estou meio que quase envergonhado por estar recebendo tanta exposição por causa de um evento tão trágico”.

Jullien acrescenta: “eu não fiz isso para me beneficiar de qualquer forma. Foi a minha maneira de me comunicar com as pessoas que eu conheço e mostrar que eu estava pensando sobre todos os afetados em Paris. O fato de que as pessoas compartilharam e usaram a imagem é algo bom. Esta é uma imagem para todos.”

Confira a seguir alguns dos trabalhos de Jullien, e fotos que mostram como o símbolo criado por ele foi usado no mundo. [Wired]

I am absolutely devastated by what just happened in France. #charliehebdo

Uma foto publicada por @jean_jullien em

  the sad face of european borders in the wake of the refugees crisis.   Uma foto publicada por @jean_jullien em

New prescription ?

Uma foto publicada por @jean_jullien em

  These things break easy…   Uma foto publicada por @jean_jullien em