Se você está entediado por ter que ficar em casa, pode brincar com um simulador de uma viagem bem longa, para a Estação Espacial Internacional. Isso mesmo: a SpaceX disponibilizou um simulador online em que você é o encarregado por acoplar uma espaçonave Crew Dragon à ISS.

Você começa na Crew Dragon no espaço, perto da ISS, que está logo a sua frente. Daí, precisa acertar o ângulo para acoplar e mover a nave até lá. Os controles da esquerda são responsáveis pelos movimentos laterais, para cima e para baixo da espaçonave, assim como os controles dos propulsores. Os da direita controlam o giro do veículo.

Com tudo isso à disposição, você precisa alinhar o círculo que fica no centro da tela com o losango verde que indica a Estação Espacial Internacional. Há também uma série de indicadores de ângulo, distância e velocidade, e todos os números em verde precisam estar abaixo de 0,2 para o processo dar certo.

Pode parecer simples, mas é bem difícil conseguir controlar a sensibilidade dos comandos. Além disso, exige paciência. Em alguns momentos, você acertou tudo, mas não pode acelerar muito. Aí, o principal desafio é não dormir, mesmo.

A SpaceX diz que esse simulador é usado para familiarização com a interface real usada pelo astronautas da NASA que comandarão a Crew Dragon. O primeiro teste tripulado com a espaçonave está programado para acontecer no dia 27 de maio, com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurle, no Kennedy Space Center da NASA na Flórida, EUA.

[The Verge, Space]