Ciência

Sites do YouTube com barulho de chuva combatem a insônia?

O barulho de chuva é um tipo de ruído rosa, que contribui para o relaxamento e estabilidade do sono; ainda não há evidências no tratamento de insônia
Imagem: reza shayestehpour/ Unsplash/ Reprodução

Se você perguntar ao TikTok ou ao YouTube, adormecer requer um arco-íris de sons. No Spotify, há listas de ruídos brancos e agora é possível encontrar também o rosa, o marrom, o verde e muito mais.

Mas o que tudo isso significa?

Em geral, as cores dizem respeito à frequência com que uma onda sonora vibra e a maneira como a energia do som é distribuída. No ruído branco, por exemplo, a energia se espalha uniformemente em todas as frequências audíveis – pense no som do ventilador, que emite um som constante.

Já no ruído rosa, a energia é mais intensa em frequências mais baixas, o que gera um som mais profundo. Esse tipo de ruído é comum em biossistemas, o que significa que os animais naturalmente produzem ruído rosa como parte de seu funcionamento interno. 

Na prática, o barulho de chuva, o vento constante e o som de batimentos cardíacos são ruídos rosas.

Além desta, há mais três cores que definem ondas sonoras: o ruído marrom, que é similar, mas ainda mais profundo, como o som de um trovão; o ruído verde, que consiste em frequências de médio alcance, como por exemplo as ondas do oceano; e, por fim, o ruído preto, que é o silêncio.

O benefício dos ruídos em cores para sono

Alguns estudos também descobriram que certas “cores” podem nos ajudar a permanecer dormindo profundamente durante mais tempo. Primeiro, porque elas mascaram outros sons que podem interromper o sono, como barulho de carros e cães latindo, melhorando a estabilidade do descanso. 

Segundo, porque elas podem auxiliar as ondas lentas, que estão relacionadas ao sono profundo, uma parte do ciclo do sono em que o cérebro é menos responsivo a estímulos externos. Este é o caso específico do ruído rosa.

Testando isso, um estudo com adultos mais velhos descobriu que ouvir trechos de ruído rosa durante a atividade de ondas lentas melhorou a memória relacionada ao sono. 

Outros pesquisadores descobriram que o ruído rosa constante pode induzir um sono mais estável e melhorar a qualidade do sono. 

O barulho de chuva

O barulho de chuva é um dos ruídos rosas mais conhecidos – há amostras no Youtube, em streamings de áudio, aplicativos de som e meditação. Além dos benefícios oferecidos por esta cor de ruído, o som de água caindo é um som natural.

Evidências apontam os benefícios psicológicos e cognitivos de barulhos da natureza. Em geral, eles aumentam a resposta parassimpática de uma pessoa, o que significa que a parte calmante de seu sistema nervoso foi ativada por essas faixas.

Eles são simplesmente relaxantes e, por isso, podem reduzir a ansiedade e o estresse, o que contribui para uma boa noite de sono.

Contudo, ainda não há evidências de que apenas o uso de ruídos rosas podem auxiliar pessoas com insônia ou outros problemas crônicos para adormecer. Nestes casos, é sempre importante buscar ajuda profissional. 

Enquanto isso, os áudios de barulho de chuva gratuitas são um método simples, barato e fácil de testar.

Assine a newsletter do Gizmodo

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas