Ano passado, Samsung e Apple se alternavam no primeiro lugar em vendas de smartphones. Este ano, a Samsung permanece firme no topo. Mas ambas cresceram muito no último ano, ampliando a distância entre elas e a concorrência.

As vendas da Samsung dobraram em um ano, chegando a 56 milhões de unidades. A Apple, por sua vez, teve aumento de 57% e vendeu 27 milhões de unidades. Ou seja, para cada iPhone vendido, a Samsung vendeu dois smartphones.

E o restante das empresas? Num longínquo terceiro lugar, a fabricante do BlackBerry vendeu 7,7 milhões de unidades, uma queda de 35% em um ano. Em quinto lugar, está a HTC, após queda de 42% nas vendas.

Por sua vez, em quarto lugar está uma surpresa: a ZTE. Eles tiveram um salto impressionante de 83% em vendas, mas provavelmente a maior parte desse aumento veio apenas da China. No segundo trimestre, eles venderam cerca de 4,4 milhões de smartphones na China, e 8 milhões no mundo inteiro.

A lista acaba aí. Cadê a Nokia? Neste trimestre, ela saiu do top 5, ao vender apenas 6,3 milhões de smartphones, dos quais 2,9 milhões eram Lumias. A situação pode mudar após o lançamento dos aparelhos com Windows Phone 8, que chegam em novembro a vários países. (No Brasil, teremos que esperar até 2013.)

Enquanto Samsung e Apple ficam distantes no topo da lista, as outras concorrentes lutam para se manterem relevantes: HTC, Nokia e outras se preparam para o final do ano com novos produtos. Este final de ano será bem interessante. [IDC via The Next Web]