Em setembro, o Google comprou a Nik Software, empresa responsável pelo Snapseed, um editor de fotos que foi eleito o app do ano para iPad em 2011. Agora, ele lança a nova versão com duas novidades: o aplicativo teve seu preço reduzido de US$ 4,99 para zero — isso mesmo, agora é gratuito! — e também está disponível para Android.

Ele lembra um pouco o Instagram, mas não veio para brigar contra ele. O Snapseed é um editor de fotos muito mais completo, para quem quer trabalhar cada imagem com muito mais detalhes do que um mero filtro e uma borda.

Como Josh Haftel, há 12 anos na Nik Software, disse ao The Verge, “você não entra e sai em cinco segundos. Você faz muito mais customizações, de saturação de cor a entradas de luz.”

Então, qual o interesse do Google em cortar o preço e disponibilizar o app para Android também? A versão para sua própria plataforma deixa isso bem claro: o aplicativo vem muito integrado à rede social do Google, o Google+: você pode marcar outros membros da rede e compartilhar suas fotos nos Círculos e nas recém-lançadas Comunidades. O interesse do Google, então, parece ser agregar valor à sua própria rede social por meio do app.

Segundo o vice-presidente de produtos do Google, Brad Horowitz, o maior ímpeto para criar esse novo produto foi a comunidade que vem usando o Google+ tendo a fotografia como principal interesse — esse grupo já ganhou até uma conferência sobre o tema. Sabendo disso, faz bastante sentido dar um editor de imagens gratuito para o público que participa da rede social. Talvez seja esse o caminho para o Google+, enfim, decolar. [The Verge]