Há duas semanas, a Soylent, empresa que quer substituir as refeições tradicionais, interrompeu todas as vendas e entregas de suas barras nutritivas depois de alguns consumidores relatarem problemas estomacais que incluíam dores severas, enjoos intensos e diarreia “incontrolável”. Agora parece que o pó nutritivo Powder, principal produto da empresa, também está deixando as pessoas doentes.

Soylent, “a comida do futuro”, encerra venda de barras após consumidores vomitarem
Algumas pessoas estão passando mal após ingerir barras de Soylent

Em um post feito no blog oficial, a empresa anunciou a retirada do pó das prateleiras depois que “alguns” usuários tiveram sintomas parecidos com os consumidores da barra nutritiva Food Bar. Após testar os produtos para toxinas, patógenos e contaminação externa, a Soylent diz que está agora investigando se um ingrediente específico da fórmula mais recente do Powder está ativando algum tipo de intolerância alimentar.

“Vamos continuar estudando isso e compartilhando nossas descobertas com a FDA [agência americana análoga à Anvisa] para eles realizarem uma avaliação própria,” diz a empresa. “De acordo com nosso desejo de manter cautela, vamos reformular a barra e o pó 1.6 para remover os prováveis ingredientes. A resposta deve ser bem rápida. Esperamos que ambos voltem a ser disponibilizados no primeiro trimestre de 2017, se não antes.”

Enquanto a Soylent anteriormente recomendou que os consumidores descartassem qualquer Food Bar que ainda tivessem, a empresa não fez o mesmo em relação ao Powder.

“Se você usou o Powder 1.6 sem problemas, não vemos problemas para parar de usar,” diz a Soylent. “Mas se você teve algum problema, sugerimos descartar qualquer resto e nos avisar por info@soylent.com.”

De acordo com a empresa, consumidores do Soylent Drink e do Coffiest não relataram nada parecido.

[Soylent Blog]