Um dos principais argumentos a favor dos smartwatches é a possibilidade de controlar apps sem precisar pegar seu smartphone. Entretanto, como não havia um app oficial para o Apple Watch, ajustar a música no Spotify era um processo meio desajeitado. Isso vai mudar: o serviço de streaming finalmente está chegando ao relógio depois de meses de rumores e especulações.

• Spotify agora permite baixar até 10 mil músicas para ouvir offline
• Novo Apple Watch Series 4 liga para a emergência caso você caia e não se mexa por um minuto

Antes de comemorar, entretanto, saiba que ele está estreando ainda sem algumas das suas principais funções.

O aplicativo para Apple Watch permite colocar suas músicas favoritas para tocar no celular ou em outros aparelhos por meio do Spotify Connect. No entanto, ele ainda não baixa canções ou podcasts para o relógio. Também não dá para tocar música diretamente do Watch para os fones Bluetooth mesmo que o relógio tenha conexão 4G.

Essa última é bem chata, inclusive. A Apple adora dizer que seus relógios com 4G são dispositivos separados, que podem permanecer conectados enquanto você corre ou anda de bicicleta, por exemplo, sem precisar levar seu celular junto. O Spotify diz estar trabalhando para acrescentar esse recurso no futuro, mas ainda não há um prazo definido.

Nós procuramos a empresa para saber mais sobre o porquê de a reprodução offline e o streaming de música local não estarem disponíveis já no lançamento. Em resposta, o Spotify reiterou que “muitas coisas legais vêm por aí — incluindo o recurso de ouvir música e podcasts offline”.

Por enquanto, o Spotify diz apenas que seu app para Apple Watch chega em algum momento da “semana que vem”. Depois de baixá-lo, quando você estiver ouvindo música normalmente no Spotify, a tela de Now Playing tradicional da Apple será substituída pela interface do aplicativo de streaming. Aí, vai dar para pausar ou pular faixas rapidamente, e até mesmo voltar 15 segundos da canção ou do episódio do podcast com um toque no corpo do relógio, caso você tenha perdido alguma coisa.