Às vezes, você quer encontrar uma música mas não sabe o nome dela, só um pedacinho da letra. Agora, será possível usar isso na busca do Spotify. O recurso será liberado esta semana.

Lin Wang, designer do aplicativo de streaming, compartilhou a notícia pela primeira vez em um tweet na segunda-feira (5). A nova função de pesquisa está disponível no iOS ou Android, e nossos testes iniciais mostram que ela funciona como anunciado.

Testamos com alguns exemplos de letras em inglês e português e encontramos a música correta com apenas algumas palavras. Isso provavelmente não será o caso para músicas mais obscuras, mas fique tranquilo, dá para achar “All Star”, do Smash Mouth, com facilidade.

Tela do Spotify com "tenho uma guitarra" digitado na busca e "Vozes / Terra de Gigantes" de Humberto Gessinger aparecendo nos resultados.Captura de tela: Gizmodo Brasil

Não está claro qual serviço está fornecendo a transcrição das letras para a pesquisa do Spotify, e a empresa não disse quando respondeu ao nosso pedido de comentário. Em julho, o Spotify fez uma parceria com o Musixmatch para fornecer letras em tempo real no estilo karaokê. Portanto, essa parceria pode ter se expandido nesse meio tempo. A gigante do streaming de música também trabalha com o Genius há muito tempo.

A busca por letras está disponível no Apple Music há alguns anos, mas poucas pessoas assinam vários serviços de música. Quem usa o Spotify não vai mais precisar recorrer ao Google para achar a música desejada.

Outra novidade da empresa é o aplicativo Soundtrap Capture. Ele funciona como uma ferramenta de colaboração de áudio em tempo real e é destinado principalmente para músicos trabalharem juntos em novas faixas.

O Capture é muito semelhante ao aplicativo de memorando de voz que vem com o iOS. A interface tem um grande botão de gravação e mostra uma onda do áudio gravado. A diferença é que ele permite que os colaboradores ouçam as gravações de seus colegas e adicionem as suas próprias.

Testando-o com outra pessoa na sala, descobrimos que os arquivos de áudio aparecem imediatamente e podem ser colocados em camadas conforme desejar. Qualquer edição séria precisará de um programa separado, mas é uma ferramenta perfeita para músicos que estão tentando compor durante a quarentena.