Will Smith e Chris Rock protagonizaram um dos maiores climões da história de Hollywood no Oscar 2022. O comediante, que apresentava o prêmio de melhor documentário no último domingo (27), fez piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, mulher de Will. Jada tem uma doença chamada alopecia, que causa a queda de cabelos.
Não demorou muito para que o assunto entrasse para os trending topics no Twitter. As reações variam entre memes, posições a favor e contra a atitude de Will Smith — e claro, dividiu celebridades hollywoodianas.
Alguns apoiaram Smith, incluindo o filho de 23 anos do ator, Jaden Smith, que escreveu no Twitter minutos após a cerimônia: “E é assim que fazemos”.
And That’s How We Do It
— Jaden (@jaden) March 28, 2022
O comediante e produtor Judd Apatow tuitou que Smith poderia ter matado Rock com o tapa. “Eles ouviram um milhão de piadas sobre eles nas últimas três décadas”, escreveu ele, em um tweet agora excluído. “Eles não são recém-chegados no mundo de Hollywood e da comédia.”
B!tch don’t you ever play with me. LOL • https://t.co/jnbpt4Vpb3 pic.twitter.com/Klb3GEIL3d
— 50cent (@50cent) March 28, 2022
Just saw the Will Smith slap. Anyone have a late night show I can borrow just for tomorrow?
— Conan O'Brien (@ConanOBrien) March 28, 2022
Dying at this photo from the Vanity Fair #Oscars viewing party…. pic.twitter.com/YAvcr2KN6O
— Jarett Wieselman (@JarettSays) March 28, 2022
https://twitter.com/solomongeorgio/status/1508287690386468871?s=20&t=QTVCStlZ4C9M7TOIn37-2A
Alguns ficaram chocados com o comportamento de Smith, vendo-o como um exemplo da normalização da violência.
“Violência não é aceitável. Partir pra cima nunca é a resposta”, tuitou a atriz Sophia Bush. “Mas esta é a 2ª vez que Chris tira sarro de Jada no palco do #Oscar , e, esta noite ele fez piada de sua calvície. Dar um soco na doença autoimune de alguém é errado. Fazer isso de propósito é cruel. Ambos precisam de um respiro.”
Violence isn’t ok. Assault is never the answer. Also? This is the 2nd time that Chris has made fun of Jada on the #Oscars stage, & tonight he went after her alopecia. Punching down at someone’s auto-immune disease is wrong. Doing so on purpose is cruel. They both need a breather.
— Sophia Bush (@SophiaBush) March 28, 2022
“Deixe-me dizer uma coisa, é uma prática muito ruim subir no palco e agredir fisicamente um comediante”, twittou a humorista Kathy Griffin. “Agora todos nós temos que nos preocupar com quem quer ser o próximo Will Smith em clubes de comédia e teatros.”
Let me tell you something, it’s a very bad practice to walk up on stage and physically assault a Comedian.
Now we all have to worry about who wants to be the next Will Smith in comedy clubs and theaters.— Kathy Griffin (@kathygriffin) March 28, 2022
“Os ‘vasos de amor’ que conheci nunca agiram de forma violenta contra outro ser humano…” , tuitou o ator Cary Elwes, referindo-se ao discurso de Smith ao receber o prêmio de melhor ator, no qual disse sentir-se provocado a ser um “recipiente de amor”.
The “vessels of love” I have known or admired never acted violently against another human being…
— Cary Elwes (@Cary_Elwes) March 28, 2022
O ator Mark Hamill também comentou. “Os comediantes de stand-up são muito hábeis em lidar com haters. Com agressões físicas violentas… nem tanto.”
Stand-up comics are very adept at handling hecklers.
Violent physical assault… not so much.#UgliestOscarMoment_Ever pic.twitter.com/enUimEoLV6— Mark Hamill (@MarkHamill) March 28, 2022
Aqui no Brasil, o assunto também repertiu. O comediante Rafinha Bastos tuitouo seguinte:
Will Smith bate num comediante de 45 quilos e depois sobe no palco pra dizer que está na terra pra propagar o amor. Tá certo então, jovem. Certinho.
— Rafinha Bastos (@rafinhabastos) March 28, 2022
O ator Alexandre Nero foi mais um que condenou a atitude Smith:
https://twitter.com/alexnero/status/1508278054895992841?s=20&t=kKXoV_NoU4CUTkiNBOUDOA
Após o desentendimento, Smith foi amparado por amigos como Bradley Cooper e Denzel Washington, que aconselharam a manter calma. Will Smith ganhou a estatueta de melhor ator pelo filme “King Richard” e, em seu discurso, pediu desculpas pela agressão a Rock e revelou o que Denzel disse a ele.
“Eu sei que, para fazer o que fazemos, […] você precisa aguentar pessoas falando maluquices sobre você. Nessa indústria, você precisa aguentar pessoas te desrespeitando. Você precisa sorrir e fingir que está tudo bem. O Denzel me disse há uns minutos: ‘tome cuidado em seus melhores momentos, é quando o diabo vem atrás de você’”.