Telegram lança tradução de mensagens em tempo real; veja como ativar
O Telegram começou a liberar novos recursos, incluindo a opção de traduzir qualquer mensagem recebida em outro idioma. A novidade evita que o usuário tenha que fazer a tradução individualmente ou usar um app externo.
Desde o final de 2021, todos os usuários já podiam traduzir qualquer mensagem individualmente no Telegram por meio de um botão “Traduzir” — disponível no menu que se abre ao clicar em uma mensagem de uma determinada conversa. A opção é ativada ao acessar as Configurações > Idioma.
Contudo, os usuários Premium podem agora traduzir chats, grupos e canais inteiros, sem a necessidade de ficar clicando mensagem por mensagem. Para isso, quando o usuário receber uma mensagem em um idioma diferente da língua padrão, uma barra “Traduzir” aparecerá na parte superior do app, que permitirá a tradução das mensagens em tempo real.
A mesma barra também possui um menu de opções que permite ocultar a função ou controlar quais idiomas serão traduzidos, como você pode ver no vídeo abaixo:
Emojis e adesivos no Telegram
Além da tradução, os usuários podem trocar suas fotos de perfil por adesivos ou emojis animado. Isso vale tanto para contas pessoais como para grupos e canais.
Basta ir na opção de trocar a foto e escolher a opção “Usar um emoji” e optar por um deles na lista. A função está liberada mesmo para aqueles que não assinam o Telegram Premium.
Outra novidade em adesivos e emojis é que eles agora são classificados por categorias, para facilitar a busca durante as conversas.
Mais controle para administradores
Para quem não quer gastar muito com o plano de dados móveis, o Telegram ganhou uma nova central com gráficos sobre o uso da rede. Nela, é possível ver informações mais detalhadas como tem sido o gasto de internet no wi-fi e na rede móvel. Também é possível ajustar as configurações de download automático com o intuito de evitar gastos desnecessários do plano de dados.
A opção do uso de rede está disponível em Configurações > Dados e Armazenamento. Esta mesma tela também ganhou a opção de escolher se as mídias recebidas são salvas automaticamente na galeria, com base em tamanho, tipo e de qual chat foi recebido. Também é possível configurar exceções.
Finalmente, administradores de grupos podem escolher se os membros do grupo têm permissão para enviar até 9 tipos de mídias distintas, incluindo fotos, mensagens de voz ou vídeo. O novo recurso também permite desabilitar o envio de mensagens de texto, para criar grupos no Telegram que reúnem apenas o envio de mídias.