Eu já perdi as contas de quantas vezes deixei de enviar uma mensagem porque estava tarde e eu não queria correr o risco de atrapalhar o precioso sono de alguém. O Telegram decidiu resolver esse inconveniente: a última atualização do aplicativo tem um modo que permite enviar mensagens silenciosas – ou seja, elas não apitam no smartphone de quem as recebe, independente de como o celular estiver configurado.

Eu nem sabia que eu precisava de uma funcionalidade assim, mas confesso que achei muito esperto. Não é daqueles recursos que a gente usa o tempo todo, mas acabam sendo bastante úteis em determinadas situações. A própria publicação no blog oficial do Telegram destaca alguns momentos em que você não quer que sua mensagem notifique: quando você sabe que seus contatos estão dormindo, estudando ou em uma reunião importante.

É simples utilizar o recurso: basta apertar e segurar o botão de enviar para surgir um menu que permite escolher entre enviar a mensagem normalmente ou um modo silencioso. Para não notificar, é só escolher “Enviar sem som”.

O destinatário da mensagem receberá uma notificação comum, mas ela não irá fazer o celular apitar ou vibrar – mesmo que o aparelho não esteja configurado no modo Não Perturbe. O Telegram destaca ainda que o recurso funciona mesmo nos grupos.

O aplicativo de mensagens adicionou outras funcionalidades nesta atualização, incluindo um “Modo Lento” em grupos. Essa ferramenta define um intervalo de tempo a ser respeitado pelos usuários entre uma mensagem e outra. Há ainda uma opção para definir “Títulos” para os administradores dos chats coletivos.

Foram adicionados também uma marcação de tempo para vídeos, prévia das imagens ao avançar ou retroceder nos filmes, figurinhas animadas, um novo menu de anexos no Android e novas cores no modo escuro para o iOS.

[Telegram]