Nossa, a tecnologia. Aplicativos papais. Moedas eletrônicas especulativas que gastam tanta energia quanto um pequeno país. Carrinhos de compras que espionam você. E agora, um par de tênis da Nike de US$ 350, equipado com motores e engrenagens, que se conecta a um aplicativo para se ajustar ao seu pé e que, segundo relatos, pode “brickar” se você usar o aplicativo para Android.

Não, leitor, não estou aqui para tirar sarro da sua cara por gastar US$ 350 em calçados eletrônicos que se amarram sozinhos. Pelo menos você está se esforçando para ser fitness, em vez de gastar em uma máquina de cerveja ou algo assim. Estou aqui apenas para informá-lo que a era dos calçados que travam finalmente chegou.

De acordo com a CNET, os usuários relataram que o aplicativo Android para o tênis Nike Adapt BB (não a versão para iOS) está passando por falhas técnicas sérias após uma atualização recente de firmware. As avaliações postadas na página de download do aplicativo informam que ele não consegue se conectar a nenhum dos dois pés do tênis, e que a atualização do firmware parece ter “brickado” os tênis. Em alguns casos, eles podem ser resetados manualmente por meio de um processo irritante. O Verge, entretanto, relata que alguns usuários disseram que os motores do tênis pararam de funcionar totalmente, independentemente do que fizessem.

A CNET prestativamente observa que os tênis continuam a ser tênis, independentemente do funcionamento do aplicativo, e que os botões da lateral continuam a operar:

Você ainda pode usar os tênis e andar por aí com eles, mas todos os recursos inteligentes do aplicativo pararam de funcionar com a atualização, dizem usuários frustrados.

“A primeira atualização de software para o tênis gerou um erro durante a atualização e travou o tênis do pé direito”, escreveu Asa Domolky em uma avaliação do aplicativo.

Geralmente, ‘brickar’ tende a tornar os dispositivos completamente inúteis. O Adapt BB pelo menos vira um par normal de tênis. Você também pode controlar o ajuste através dos botões na lateral do calçado.

Em um comentário na Google Play Store, um usuário detalhou o que ele disse ser o processo irritante de resetar um Adapt BB:

PARA DAR HARD-RESET NOS TÊNIS: 1) Em um deles, segure os dois botões ao mesmo tempo por 5 segundos. Você verá DOIS FLASHES VERMELHOS e, depois, um UMA LUZ VERMELHA ANTES DE APAGAR. 2) Depois, pressione + segure um botão AO LONGO DESTE PROCESSO. Depois que ele se torna BRANCA, pressione + segure o outro botão TRÊS VEZES, UM OU DOIS SEGUNDOS POR CADA VEZ. Primeira vez vai ficar vermelha. A segunda vez ficará AMARELA. Terceira vez vai ficar verde. Solte os botões por 15 segundos; os tênis são totalmente resetados. Repita para o outro pé. A conexão deve funcionar! Pule a atualização de 14 de fevereiro!

A Nike não respondeu ao contato da CNET, embora tenha respondido a um usuário irritado na página da Play Store, dizendo: “Estamos cientes do problema e estamos trabalhando ativamente em uma solução”.

A tecnologia é mesmo incrível.

[CNET/The Verge]