No futuro, quando carros completamente autônomos forem realidade, os motoristas terão mais tempo livre. E como ocupar esse tempo? Elon Musk acha que uma boa pode ser ver coisas no Netflix ou no YouTube usando a tela do painel dos carros da Tesla.

O CEO da montadora de carros elétricos anunciou em seu Twitter que os displays dos veículos ganharão, em breve, a capacidade de transmitir conteúdo do Netflix e do YouTube quando estacionados. Musk também disse que, quando a direção completamente autônoma for regulamentada, a empresa liberará a transmissão de vídeos com o carro em movimento.

Este não foi o primeiro anúncio visando tornar os carros mais divertidos. Na E3, a Bethesda disse que vai lançar o game Fallout Shelter para os modelos da Tesla, e a própria montadora anunciou alguns jogos mais simples, como xadrez.

No entanto, ainda não há previsão para vermos nada disso na prática. Nem o estúdio nem a montadora falaram quando jogos, filmes e séries estarão disponíveis para veículos estacionados.

Além disso, atualmente, carros com sistemas autônomos de direção ainda precisam da atenção constante do motorista. Em março de 2018, um carro autônomo de testes da Uber atropelou e matou uma mulher no estado americano do Arizona, e a investigação mostrou que o acidente era “completamente evitável”, mas o motorista estava vendo The Voice no Hulu.

Mesmo assim, essas novidades anunciadas pela Bethesda e por Musk fazem sentido. Uma pesquisa feita em 2016 na Austrália revelou que as pessoas acham que carros autônomos serão especialmente úteis nos momentos em que dirigir estiver sendo muito entediante. Daí, é uma boa mesmo poder deixar o volante de lado e assistir um filme ou uma série. Quer dizer, se é que as pessoas não vão preferir se divertir de formas mais, digamos, offline.

[Engadget, The Verge]