TikTok e ONU se unem contra desinformação sobre o Holocausto
A história é conhecida, mas o TikTok se tornou nos últimos anos uma das principais redes sociais do mundo. São diversos vídeos sobre todos os assuntos possíveis.
Mas nem sempre os conteúdos trazem a realidade e informações verídicas sobre determinados assuntos. Por exemplo, o Holocausto.
Um levantamento da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), mostrou que de cada cinco vídeos sobre o tema na plataforma, um ou dois, cerca de 17%, propagam o negacionismo e a distorção dos fatos na rede.
Para combater essas desinformações e conscientizar ainda mais a população sobre o que foi o Holocausto, o programa de extermínio de judeus produzido pela Alemanha nazista entre 1933 e 1945, na quinta-feira (27), a Unesco e o TikTok anunciaram uma parceria para levar informações confiáveis aos usuários.
A iniciativa conta ainda com o apoio do Congresso Judaico Mundial. A Unesco explicou que os usuários que buscam na internet termos relacionados ao período serão redirecionados a informações verificadas, com a meta de evitar ainda mais a circulação de dados falsos sobre o Holocausto.
Segundo a Unesco, em agosto de 2021, o Centre for Countering Digital Hate disse que 84% do conteúdo antissemita denunciado às empresas de mídia social foram autorizados a permanecer em suas plataformas.
A partir de agora, quando os usuários buscarem informações relacionadas ao tema, como “vítimas do Holocausto” ou “sobrevivente do Holocausto” verão um banner no topo dos resultados de busca com um convite para entrar no site especial www.aboutholocaust.org que contará a história e trará informações precisas.
A pagina está disponível em 19 idiomas. Vale lembrar que nesse genocídio foram assassinados 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Recentemente, no dia 27 de janeiro, foi celebrado o “Dia Internacional da Lembrança do Holocausto”. A data foi estabelecida pela ONU e marca o final de Auschwitz-Birkenau, complexo de campos de concentração e extermínio.
Para entender mais ou relembrar o que foi, o Gizmodo preparou uma lista de 10 filmes para te ajudar a entender a história. Confira.