TikTok Music promete desbancar Apple Music e Spotify

Empresa controladora do TikTok já possui o Resso, aplicativo de streaming de música já disponível no Brasil
tiktok music
Imagem: Unsplash

A ByteDance, empresa que controla o TikTok, fez um pedido de patente do nome “TikTok Music” ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA. De acordo com o documento que solicita o registro da marca, a nova plataforma permitiria aos usuários comprar, reproduzir, baixar e compartilhar músicas.

whatsapp invite banner

Além disso, permite criação, compartilhamento, recomendação de playlists e transmissão de áudio e vídeo ao vivo.

O aplicativo chinês de vídeos curtos tem muita influência na indústria da música, já que muitos artistas acabam “estourando” graças aos trends com suas músicas ou coreografias criadas por usuários da plataforma.

O TikTok também tem o poder de trazer músicas “antigas” à tona e até mesmo alçar alguns artistas desconhecidos ao estrelato graças ao aumento de visibilidade que a plataforma proporciona.

A ByteDance, já fez o mesmo pedido de registro de marca na Austrália no final do ano passado e já conta com o app de streaming Resso, que já está no mercado brasileiro desde 2020 e é bem parecido com a descrição presente no documento apresentado às autoridades americanas. O TikTok possui um recurso que redireciona o usuário ao Resso para que ele possa conferir a versão completa de alguma música que ouviu no app.

Ainda não se sabe se a empresa vai se basear na estrutura do serviço de streaming já existente ou se vai desenvolver um novo aplicativo do zero.

Mesmo que o Resso tenha algo em torno de 40 milhões de usuários em países como Brasil, Índia e Indonésia, é muito difícil projetar que este modelo vá “pegar” em outros locais como América do Norte e Europa, onde Apple Music e Spotify dominam o mercado.

Se o TikTok Music chegar perto de proporcionar a mesma revolução que o TikTok fez no mercado dos vídeos para entretenimento, certamente, as empresas que já estão consolidadas no mercado de streaming precisarão buscar alternativas para se manter relevantes entre os usuários.

Confira mais notícias:

Dona do TikTok pretende lançar o seu próprio “Instagram”

“Emmanuel!”: conheça o emu intrometido que virou estrela do TikTok

TikTok planeja restringir lives “adultas” para usuários acima dos 18 anos

Assine a newsletter do Giz Brasil

 

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas