TikTok testa recursos de realidade aumentada para bater de frente com o Facebook

Filtros, efeitos visuais, vídeos e mais funções podem ser beneficiadas com o uso da tecnologia de RA.
Imagem: Lionel Bonaventure (Getty Images)
Imagem: Lionel Bonaventure (Getty Images)

O TikTok está testando um novo estúdio para a produção de filtros, vídeos e outros conteúdos em realidade aumentada (RA). Os testes indicam que os criadores podem experimentar novos recursos no aplicativo, incluindo lentes e efeitos visuais.

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O consultor de mídia social Matt Navarra foi o primeiro a identificar o novo kit de ferramentas, conhecido como “TikTok Effect Studio”. Nesta segunda-feira, a rede social confirmou os novos recursos para o TechCrunch, enfatizando que se trata de mais um “experimento” inicial na plataforma. Ou seja, pode ser que a funcionalidade não seja lançada oficialmente para todos os usuários. No momento, o Effect Studio está em fase de testes fechados em alguns mercados selecionados, incluindo os Estados Unidos.

Em uma página dedicada à novidade, os usuários são convidados a “inscrever-se para estar entre os primeiros a obter acesso” quando o recurso for lançado e, em seguida, deverão preencher um cadastro com nome, e-mail, username no TikTok, empresa, nível de construção de experiência para RA e quaisquer links para portfólios ou efeitos que eles já tenham criado. Curiosamente, o formulário também pergunta aos usuários se eles estão operando um Mac ou um PC, o que pode indicar que o TikTok ainda não tem certeza de como construir suas ferramentas para melhor atender aos desenvolvedores interessados.

O novo site permite que criadores e desenvolvedores construam uma comunidade em torno de novas experiências e recursos que podem ser aplicados aos vídeos de formato curto do TikTok. Vários dos principais concorrentes da plataforma, incluindo Facebook e Snapchat, já oferecem ferramentas próprias para que os desenvolvedores tenham maior controle criativo sobre quais efeitos aparecem dentro dos respectivos aplicativos.

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Os recursos de RA têm se tornado cada vez mais atraentes, embora sejam maneiras complicadas de as plataformas atraírem novos usuários de todas as idades. É verdade que muito dessa tecnologia já é utilizado através dos filtros e efeitos visuais presentes nas redes sociais, popularizando o uso dessas opções. Contudo, no caso do TikTok, ainda falta uma simplicidade maior para ampliar essas funções.

No caso do Facebook e do Snapchat, que obtiveram sucessos semelhantes com realidade aumentada nos últimos anos, algumas estratégias diferentes foram adotadas por cada plataforma. Para a rede de Mark Zuckerberg, seu software de RA alcançou 600 mil criadores em 190 países, tornando-se a maior plataforma de realidade aumentada móvel do mundo. Já o Snapchat, apesar de ter sido ofuscado por outros serviços de mídia social, estreou em maio deste ano a quarta geração de seus óculos inteligentes com visores RA integrados.

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