Tecnologia

TikToker descobre recurso de playlist por IA no Spotify

Plataforma testa ferramenta de IA generativa para criar playlists. TikToker teve acesso a vazamento; veja como pode funcionar

Em outubro deste ano, começaram a surgir as primeiras informações sobre os planos do Spotify de implementar uma ferramenta de IA generativa para criar playlists na plataforma. Agora, o TikToker “rodbad_” encontrou a versão de testes do recurso por “acidente” — e revelou alguns detalhes na plataforma de vídeos curtos.

O vídeo mostra que, agora, o serviço de streaming conta com o ícone “AI Playlist” e oferece algumas sugestões de interação para os usuários. Entre elas, está a opção de buscar por listas de reprodução de músicas positivas e felizes, para ficar focado ou explorar algum gênero menos conhecido.

Na prática, após receber o prompt do usuário, o sistema de inteligência artificial cria em poucos segundos uma playlist nova. A funcionalidade faz parte dos esforços da empresa de integrar tecnologias de IA para melhorar a experiência geral com o app ou a versão web.

@robdad_

Since when did they have this update on spotify. Now they got chatGPT making our playlists… also wtf is Which House Exploration😭😭 #spotify #update #ai

♬ Heavy Metal Lover overlapped – jinxknsaudios

Alguns rumores, no entanto, indicam que a funcionalidade não será liberada para todos os usuários, mas sim em uma nova modalidade de assinatura, que terá preço um pouco mais alto. O novo plano ofereceria, entre seus benefícios, áudio em qualidade HI-RES, em alta resolução.

No início deste ano, a empresa iniciou sua empreitada no mundo da inteligência artificial com testes com o Personal DJ, um recurso que oferece aos usuários um locutor que dá uma experiência personalizada. A função ainda está disponível apenas em inglês.

Além disso, a empresa vem trabalhando um ferramenta desenvolvida pela OpenAI, a mesma empresa por trás do ChatGPT, para traduzir podcasts para uma outra língua em tempo real, mas também está disponível apenas em países falantes da língua inglesa.

Recentemente, a empresa anunciou o corte de 1.500 funcionários, aproximadamente 17% de seu efetivo total. Mesmo com as demissões, o CEO da companhia, Daniel Ek, afirmou que a empresa não está em um momento de retrocesso, mas sim de reestruturação estratégica.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas