Quando os engenheiros do Google não estão ocupados em atualizar coisas importantes dentro dos aplicativos do Gmail ou no Android, eles gostam de deixar alguns truques e joguinhos dentro de seus produtos – tudo, desde resultados de pesquisa bem humorados até criaturas escondidas. Estes são alguns dos nossos favoritos para quando você tiver cinco minutinhos ou cinco horas para gastar.

• O guia completo para largar o Google
• As tecnologias mais legais desenvolvidas pelo Google não estão explícitas na nossa cara

Breakout do Atari

atari-breakout

Imagem: Captura de tela

Faça uma pesquisa por imagens no Google por “Atari breakout” e você encontrará uma versão do joguinho clássico que pode ser jogada direto no navegador. Utilize as teclas de seta como controles.

A página de buscas clássica do Google

Escreva na barra de endereços do seu navegador: https://archive.google.com/heart e reviva sua juventude com a página de buscas clássica do Google. Ela ainda funciona, mas a página de resultados já está na versão moderna.

Está se sentindo com sorte?

Clique no botão “Estou com sorte” no Google, sem digitar nada na caixa de buscas e você encontrará um link aleatório do Google para testar – pode ser qualquer coisa, de mini puzzles a campanhas de caridade.

Pac-Man

pacman

Imagem: Captura de tela

O Breakout do Atari não é o único jogo escondido no Google. O Doodle do Google de 2010 com a versão do título clássico do Pac-Man pode ser encontrada facilmente com uma simples busca por “pac-man” no site.

Truques da caixa de pesquisa

sonic

Imagem: Captura de tela

Diversas pesquisas no Google dão alguns resultados divertidos. Alguns dos nossos favoritos? Tente colocar “askew”, ““, ou “sonic the hedgehog”.

Solitaire

solitaire

Imagem: Captura de tela

Você ainda está atrás de outro jogo, não é? Digitar “solitaire” no Google te dá uma versão web do clássico jogo de baralho. Se você não gosta de baralho, tente digitar “tic tac toe”, para jogo da velha.

Faça pesquisas em língua pirata ou Klingon

O Google conhece mais idiomas do que você pode perceber: dá para carregar a página de resultados de buscas para exibir marcas em língua pirata, Klingon ou dialeto hacker, caso você precise.

Use a Força, Luke

luke

Imagem: Captura de tela

Easter eggs de Star Wars já surgiram e desapareceram algumas vezes do YouTube, mas este sobrevive – digite “use the Force, Luke” como uma pesquisa no YouTube e veja os resultados fluírem.

Joguinho do dinossauro

dino
Se você estiver sem internet no seu smartphone Android, iOS ou até no computador, passe o tempo abrindo o Chrome e tocando no dinossauro para começar o joguinho no estilo endless runner.

Viaje de dragão

dragao

Imagem: Captura de tela

Esta vai para os galeses. Se você abrir o Google Maps e escolher a navegação entre Snowdon até Brecon Beacons, um “dragão” aparece como opção de viagem. Infelizmente, nenhum dragão aparece na tela.

Pegman de Emmett Brown

Ao visualizar imagens mais antigas no Street View (pelo menu da esquerda superior, que permite navegar entre diferentes datas), o pegman (bonequinho do Street View) se transforma no Emmett Brown, de De Volta para o Futuro.

Lançar feitiços no Android

feitico
Este só funciona em inglês, mas vale a menção. Se você ativar a interface de voz no Android pelo “OK, Google” e lançar alguns feitiços da saga Harry Potter, como “lumos” e “silencio”, você irá ligar a lanterna ou deixar todos os sons desativados, respectivamente. Se você quiser testar, é só mudar o idioma do Google Now para inglês.