Uma das apostas da Disney para os cinemas em 2023 é o live-action de “A Pequena Sereia”. A produção, que traz Halle Bailey no papel de Ariel, está sendo anunciada como uma releitura do clássico de animação, que foi vencedor do Oscar em 1989 e é considerado um dos maiores sucessos do estúdios até hoje.
Pensando nisso, o Giz Brasil separou abaixo tudo o que sabemos sobre o remake. Se liga só:
Quando estreia o live-action de “A Pequena Sereia”?
“A Pequena Sereia” estreia dia 25 de maio, exclusivamente nos cinemas. O longa chega ao Brasil um dia antes do lançamento nos EUA.
Qual a trama de “A Pequena Sereia”?
A história acompanha Ariel, uma bela e espirituosa jovem sereia com sede de aventura. Caçula das filhas do Rei Tritão, Ariel anseia por descobrir mais sobre o mundo além do mar e, ao visitar a superfície, se apaixona pelo Príncipe Eric.
Embora as sereias sejam proibidas de interagir com os humanos, Ariel deve seguir seu coração e, para isso, ela faz um acordo com a malvada bruxa do mar, Úrsula, que lhe dá a chance de viver em terra firme, mas acaba colocando sua vida – e a coroa de seu pai – em perigo. Veja o trailer da produção:
Elenco de peso
A produção é estrelada pela cantora e atriz Halle Bailey como Ariel; Jonah Hauer-King (“A Caminho de Casa”) como o Príncipe Eric; Daveed Diggs (“Hamilton”) como a voz de Sebastião, e Awkwafina (“Raya e o Último Dragão”) como a voz de Sabidão.
Além desses, Jacob Tremblay (“Luca”) dá voz a Linguado; Noma Dumezweni (“O Retorno de Mary Poppins”) como a Rainha Selina; Art Malik (“Homeland”) como o Sir Grimby; Javier Bardem (“Onde os Fracos Não Têm Vez”) como o Rei Tritão; e Melissa McCarthy (“Missão Madrinha de Casamento”) como Úrsula.
Direção e roteiro
Rob Marshall (“O Retorno de Mary Poppins”) é responsável pela direção do filme, a partir de um roteiro de David Magee (“Em Busca da Terra do Nunca”), que foi duas vezes indicado ao Oscar. Além disso, ”A Pequena Sereia” é produzido por Marc Platt, Lin-Manuel Miranda, John DeLuca e Rob Marshall, com Jeffrey Silver atuando como produtor executivo.
Trilha sonora
Já Alan Menken (“Aladdin”) e Lin-Manuel Miranda (“Em um Bairro de Nova York”) ficarão responsáveis pela trilha sonora, que deve contar com faixas da animação clássica e também com adição de canções originais.
Inclusive, a Disney já disponibilizou a canção “Part of Your World”, tema de “A Pequena Sereia” cantado na voz da própria Halle Bailey. Considerado uma das mais famosas canções da animação, agora o single pode ser ouvido nas plataformas digitais Apple Music, Amazon Music, Spotify e YouTube Music.
A música composta por Alan Menken e Howard Ashman para a animação de 1989 ganhou um vídeo com a Ariel de Halle Bailey cantando a icônica música, além de um trecho da nova versão de “Kiss the Girl” (“Beije a Moça” no Brasil).
Como foi a escolha de Ariel?
Ao contrário da animação original, a Ariel do live-action é uma mulher negra. Halle Bailey foi anunciada ainda em 2019 para viver a protagonista de “A Pequena Sereia”, e o diretor Rob Marshall ressaltou que ela tem “aquela rara combinação de espírito, coração, juventude, inocência e substância, além de uma voz gloriosa”.
Segundo ele, todas essas qualidades são necessárias para ganhar o papel. Para viver “A Pequena Sereia”, foi necessário uma série de teste de atuação, mas acima de tudo ter uma voz impecável para cantar no musical. Halle conquistou o diretor Rob Marshall pela cantoria, ou seja: ela foi escolhida pelo vozeirão, não por ser negra.
No entanto, desde que foi escalada, Bailey tem sido alvo de diversos comentários e ataques racista, principalmente em comparação com a Ariel original da animação, que era uma menina ruiva, branca com olhos claros. Por outro lado, mulheres negras apontam a importância de trazer Halley para o papel, e a representatividade que isso traz nos dias atuais.
Quantos anos tem a Ariel no filme?
Como retratado no filme de 1989, Ariel é a caçula do Rei Tritão, e tem 16 anos. A adolescente tem um fascínio grande com o mundo dos humanos, mesmo sendo proibida por seu pai de ir até lá.
Onde assistir ao filme original?
Vencedora do Oscar em 1989, a produção original está disponível no Disney+.
Qual a verdadeira história de “A Pequena Sereia”?
A história original da “Pequena Sereia”, escrita por Hans Christian Andersen em 1837, não é tão adocicada quanto a versão apresentada na clássica animação da Disney de 1989. A trama teve influências de autores anteriores, e era basicamente uma releitura do conto alemão “Undine”, de Friedrich de La Motte Fouqué.
A história era sobre um espírito aquático que se casa com um humano a fim de ganhar uma alma. Mas o alemão apenas romantizou a lenda de mais de 3000 mil anos, sobre a deusa assíria Atargatis, que matou seu amante acidentalmente e se jogou em um lago por não suportar a culpa. Mas os deuses a pouparam, e a transformaram em uma sereia.