Turbulência derruba avião? Veja as principais causas e os riscos
O mundo ficou assustado com as imagens registradas na terça-feira (21) nesta semana de uma forte turbulência no interior do avião Boeing 777 da Singapore Airlines. Uma pessoa morreu e outras 68 ficaram feridas. Mas afinal de contas, o que causa turbulência? O avião pode cair por causa da instabilidade na aeronave? Entenda aqui no Giz Brasil.
A turbulência tem várias origens possíveis, mas de forma geral ocorre principalmente nas nuvens, onde correntes de vento ascendentes e descendentes colidem. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abaer), essas correntes irregulares podem mover o avião e causar mudanças repentinas de altitude.
A turbulência no avião pode ser comparada às ondas no mar em uma viagem de navio.
Confira as principais causas da turbulência:
- Turbulência mecânica: é causada quando o fluxo de ar é direcionado pelo relevo. Pode ocorrer em áreas montanhosas. Em baixas altitudes, próximos a centros urbanos, os prédios também podem originar essa turbulência. E até hangares de aeroportos podem provocar o fenômeno com o avião no solo.
- Esteira de turbulência: quando o avião passa em uma região, ele causa uma mudança nos ventos. Isso cria a chamada esteira de turbulência e pode afetar uma aeronave, que voar pelo mesmo local na sequência. Por isso, é recomendado que os aviões mantenham certa distância.
- Turbulência térmica: é relativa à diferença de temperatura de acordo com a altitude. É mais intensa em dias de calor, principalmente, no verão. Devido à formação de nuvens de tempestade, a diferença do ar frio e o solo quente gera correntes verticais de vento.
- Correntes de jato: também conhecidas como turbulência de céu claro, não são previstas nem pelos radares dos aviões. Ocorrem em altitudes elevadas e são corredores de ventos com velocidade acima de 100 km/h. São mais intensas no inverno e sobre os continentes.
- Tesoura de vento: acontece quando há mudança do vento em pequena distância. Pode estar associada a frentes frias ou quentes, trovoadas, brisa marítima ou inversão de temperatura. O maior problema é quando o avião passa pela tesoura de vento na aproximação para pousar, porque está com baixa velocidade.
Turbulência derruba avião?
Quem se assusta com as turbulências pode ficar tranquilo. Os aviões são altamente seguros para enfrentar esse tipo de problema. A Abaer explica que as aeronaves são construídas com materiais resistentes e suportam mais do que turbulências.
“Além disso, os pilotos e controladores de voo trocam informações de maneira constante sobre os riscos do fenômeno”, conta. Embora não seja possível prever todas as situações, os radares meteorológicos ajudam a evitar as zonas de turbulência.
Com isso, os pilotos conseguem descer e subir de altitude ou desviar da área para manter a viagem mais calma. Quando for possível detectar uma região instável e o voo estiver prestes a passar por ela, é aceso o aviso para sentar e apertar o cinto de segurança.
Veja a poltrona mais segura para viajar de avião
Por mais que os acidentes de avião sejam, em sua grande maioria, completamente fatais, existe um lugar mais seguro para se sentar no avião?
Estudos indicam que as poltronas da parte traseira do avião são considerados os mais seguros. Uma análise feita pelo site Popular Mechanics usando dados de acidentes aéreos da Junta Nacional de Segurança no Transporte dos EUA, por exemplo, mostrou que passageiros sentados na parte de trás tinham 69% de chances de sobreviver, em comparação com os 49% de quem está na frente.
Outro levantamento da revista TIME, com base nos dados da Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA, revelou que os assentos na parte traseira do avião tiveram um percentual menor de mortes (32%) quando comparados a outros lugares.
É importante lembrar que, apesar dessas estatísticas, viajar de avião é extremamente seguro e os acidentes são raros. A segurança durante o voo não depende apenas da escolha do assento, mas também de seguir todas as instruções de segurança fornecidas pela tripulação e das condições de manutenção da aeronave.