Uma primeira olhada na tecnologia de rastreamento de dedos da Sony para realidade virtual
Graças a alguns documentos de patente que surgiram nos últimos dois anos, soubemos que a Sony tem preparado uma tecnologia de rastreamento de movimento das mãos para controles para realidade virtual (VR).
Ainda não está claro se esses controles serão sucessores do PlayStation Move ou parte do kit para o ainda não anunciado PlayStation VR 2 ou algo completamente diferente, mas pelo menos agora podemos vê-los em ação, depois de um vídeo dos pesquisadores da Sony ser publicado.
Como observado pelo UploadVR no início desta semana, Kazuyuki Arimatsu e Hideki Mori da Sony Interactive Entertainment, a divisão da Sony por trás do desenvolvimento do PlayStation, recentemente publicaram um artigo de pesquisa intitulado “Avaliação de Técnicas de Aprendizagem de Máquina para Estimativa de Posições da Mão em Dispositivo Portátil com Sensor de Proximidade”.
Nele, os pesquisadores detalham como eles equiparam um protótipo de controle com sensores capacitivos de proximidade para determinar como as mãos do jogador estão posicionadas, informação que é então replicada em tempo real na realidade virtual.
A equipe desenvolveu conjuntos de dados de treinamento utilizando um sistema de rastreamento óptico para registrar uma variedade de diferentes posições de mãos, obtidas a partir de 12 pessoas com mãos de diferentes tamanhos.
Um vídeo demonstrativo que acompanha o artigo mostra como o produto funciona. Você pode ver um pesquisador empilhando blocos em realidade virtual usando os controles protótipos amarrados na parte de trás de suas mãos, que parecem funcionar de forma semelhante ao Index Controllers da Valve.
A equipe também destaca que essa tecnologia poderia ser usada para “comunicação não-verbal” também no mundo virtual, embora não entrem em mais detalhes. Imagino que qualquer sensor responsável pelo dedo médio terá muito uso. Apenas um palpite.
Você pode conferir o clipe completo abaixo, cortesia do UploadVR.
Como mostrado no vídeo, os pesquisadores ainda estão com dificuldades para replicar certos movimentos, especialmente quando os dedos do jogador estão mais distantes da superfície do controle. No entanto, ele ainda mantém sua precisão mesmo que as mãos do jogador comecem a suar ou se estiverem usando anéis, relógios ou outros acessórios.
Independente de como a Sony acabar desenvolvendo esses controles, não espere que eles sejam lançados junto com o PlayStation 5 neste ano. A Sony já confirmou que o PS5 será compatível com a tecnologia PSVR existente e, como mencionei anteriormente, um sucessor ainda nem sequer foi anunciado oficialmente.
O que sabemos: no ano passado, a empresa licenciou tecnologia háptica avançada para controladores VR que é capaz de simular “sensações de empurrar, puxar, agarrar e pulsar”, segundo a detentora da patente da tecnologia, Immersion Corp. A Sony também anunciou publicamente que está pesquisando para o desenvolvimento da próxima geração de headsets VR, que provavelmente vão funcionar em conjunto com esses novos controles de rastreamento da mão.