O Uruguai é o primeiro país da América Latina a ter uma rede 5G comercial, graças à operadora estatal Antel. A companhia fez o lançamento na última terça-feira (9) em parceria com a Nokia. Apesar do pioneirismo, o país ainda não tem aparelhos 5G disponíveis no mercado local.

As conexões funcionarão inicialmente em La Barra (Maldonado) e Nueva Palmira (Colonia). O plano é que mais regiões sejam incorporadas nas próximas semanas e a promessa é de velocidades dez vezes maiores do que as disponíveis nos planos 4G LTE.

O jornal El Observador aponta que os primeiros smartphones compatíveis com o 5G devem chegar ao Uruguai até o final de 2019 ou no começo de 2020. A reportagem destaca ainda que os consumidores precisam checar se modelos 5G comprados no exterior são compatíveis com as bandas utilizadas pela operadora uruguaia – eles irão operar na faixa de 28 GHz

No começo deste ano, diversas fabricantes anunciaram smartphones com compatibilidade com 5G. A LG anunciou o V50 5G, que tem um logo que acende quando você toca na tela. A Motorola, por sua vez, está vendendo um módulo para o Moto Z3 que habilita a conexão. Recentemente, a Samsung lançou nos Estados Unidos uma versão do Galaxy S10 com 5G.