Veja como foi a 1ª corrida com mochilas a jato do mundo, em Dubai
Dubai recebeu a primeira corrida com mochilas a jato do mundo, a Jet Suit Race Series, na última quarta-feira (28). Oito pilotos, com diferentes níveis de experiência, vestidos como o super-herói Homem de Ferro percorreram um percurso de um quilômetro com 12 obstáculos infláveis na água. O evento foi organizado pelo Dubai Sports Council e pela Gravity Industries, que fabrica os trajes.
A tecnologia da Gravity combina cinco motores em um traje impresso em 3D de polímero, alumínio e titânio capaz de levantar uma pessoa. Para voar, pilotos controlam o equipamento com os braços, apontando para baixo ou para cima para subir ou para descer, respectivamente.
O traje funciona com combustível de aviação ou diesel e pode chegar a uma velocidade de até 136 quilômetros por hora. Com ele, é possível transformar uma caminhada de 25 minutos em um vôo de 90 segundos.
De acordo com Richard Browning, piloto-chefe de testes da empresa, o traje a jato de 1.700 cavalos de potência é comparável a um” “carro esportivo Bugatti Veyron” em forma de uma mochila de 30 quilos.
A atividade é relativamente segura, comparada a andar de bicicleta. “Ao fazer o que fazemos sobre a água, se você errar, você simplesmente cai na água. […] É um pouco caro consertar, mas todos ficam bem”, diz Browning. No entanto, em 2021, houve um acidente fatal com uma mochila a jato não gravitacional, também em Dubai.
No próximo ano, a Gravity pretende fazer mais um campeonato em Dubai, com ao menos 12 competidores. Browning espera que as competições despertem a imaginação sobre as possibilidades das mochilas a jato.
O vice-chefe de treinamento de vôo da Gravity e ex-ginasta profissional Issa Kalfon ficou em primeiro lugar no evento. Assista à demonstração no vídeo abaixo: