O rover Perseverance chegou em Marte em fevereiro de 2021. Ele levava em seu interior o pequeno helicóptero Ingenuity, responsável pelo primeiro reconhecimento aéreo de outro planeta.

A ideia da NASA era apenas testar o Ingenuity em Marte, com alguns voos curtos. Mas a ferramenta se mostrou um grande complemento para o rover – e segue revelando imagens surpreendentes aos pesquisadores.

Agora, o Ingenuity foi utilizado para mostrar os destroços do pouso da missão Perseverance em Marte. Nas imagens capturadas no dia 19 de abril, é possível ver o paraquedas e também o escudo térmico do rover, usado para protegê-lo do calor durante a descida. 

Destroços Marte
Foto capturada pelo helicóptero Ingenuity durante seu 26º voo em Marte. Imagem: NASA/JPL-Caltech/Reprodução

A chegada do rover em Marte foi transmitida ao vivo pelo canal da NASA no YouTube. O pouso não é descrito como os “sete minutos de terror” pelos cientistas à toa. O processo exaustivo envolve o contato com o calor extremo, o lançamento de um paraquedas supersônico, a separação do rover de seu escudo térmico e da sua concha traseira e uma desaceleração drástica.

Felizmente, a missão está caminhando bem. O rover Perseverance, inclusive, conseguiu coletar amostras de rocha do planeta vermelho na Cratera Jezero, que serão estudadas no futuro por astrobiólogos em busca de sinais de vida.

E o helicóptero Ingenuity segue ao seu lado. Agora, ele deve ser utilizado para ajudar os pesquisadores a decidir qual o melhor caminho que o Perseverance deve seguir para chegar ao topo do delta de um rio seco no planeta. Uma parceria sem precedentes.