Faz meses desde que o Google nos deu um vislumbre do Android L e do Material Design. Mas agora, o sistema está finalmente chegando perto de seu lançamento oficial. Pelo menos esta é a impressão que causa este novo vídeo do SamMobile, mostrando um Samsung Galaxy S5 rodando Android L.

>>> Por que as fabricantes continuam a usar skins no Android



Esta é a primeira vez que vemos o novo Android com a interface TouchWiz da Samsung. E dado que a fabricante já está testando o sistema, talvez ele chegue bem rápido aos principais dispositivos da coreana.

Há alguns pontos positivos aqui. Certos apps da Samsung – mensagens, agenda, notas – ganharam alguns toques de Material Design. E agora você pode acessar notificações na tela de bloqueio. A tela de multitarefa também mudou, exibindo cards em vez de uma lista de apps abertos, assim como no Android L padrão.

Mas a interface do TouchWiz ainda é muito diferente – e menos elegante – do que o Google criou. Ela continua oferecendo dezenas e dezenas de opções e configurações por todo lado, um resquício da filosofia mais-é-melhor que vimos em outros dispositivos da Samsung no passado. E ainda há engasgos e lags, especialmente na Galeria, um app problemático desde quando fizemos o review do Galaxy S5.

Claro, parte disso pode mudar, já que esta é uma versão inicial do Android L para o aparelho. Mas desde os tempos do Ice Cream Sandwich, não somos muito fãs de skins de fabricante.

Fontes dizem ao SamMobile que o nome final do novo Android será mesmo Lollipop. A versão final do sistema deve ser lançada ainda este mês, junto a novos dispositivos Nexus, então parece que é só aguardar pelo anúncio oficial. [SamMobile]