Vídeo inédito mostra grupo de orcas atacando tubarões brancos na África

As orcas imobilizam os tubarões e mordem o abdômen da presa, retirando seu fígado para se alimentar; confira as imagens
Vídeo inédito mostra grupo de orcas atacando tubarões brancos na África do Sul
Imagem: Sea Search Research & Conservation/YouTube/Reprodução

Uma caçada épica: os predadores estão em grupo, o que evita a evasão da presa. De repente, o animal indefeso é atacado e tem seu fígado retirado do corpo. O órgão que flutua na água vira o banquete de um dos caçadores oceânicos. 

Essa interação foi observada entre orcas e tubarões brancos nos mares da África do Sul. Apesar dos tubarões serem conhecidos como grandes caçadores, foram eles que levaram a pior nessa história. Confira o vídeo:

As imagens foram capturadas em maio pelo pesquisador Christiaan Stopforth, que colocou seu drone sobre a praia de Hartenbos, em Mossel Bay. Há ainda imagens obtidas por um piloto de helicóptero que realizava voos turísticos pela região e registrou os ataques com seu celular. 

É possível ver cinco orcas em ação. Ao todo, os animais mataram três tubarões brancos dentro de um intervalo de 71 minutos. As chamadas baleias assassinas – que na verdade são golfinhos – são conhecidas por matar outros tubarões, mas essa é a primeira vez que as gigantes são vistas caçando essa espécie em específico.

O comportamento foi descrito na revista Ecology. De acordo com os pesquisadores, é possível ver uma das orcas imobilizando o tubarão ao virá-lo de cabeça para baixo. Depois, ela morde seu abdômen e o fígado da presa sai do corpo. A ingestão do órgão é suficiente para suprir as demandas diárias de energia de uma orca macho de tamanho normal. 

O tubarão até tenta imitar focas e tartarugas, nadando ao redor do caçador para evitar ser predado. Porém, como as orcas caçam em grupo, a tentativa é em vão. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

A equipe acredita que o comportamento de caça está sendo transmitido de forma cultural de orca para orca. Se isso for confirmado, pode ser que a população dos tubarões brancos seja significativamente impactada ao longo do tempo.

Antes dos ataques, os tubarões brancos eram vistos diariamente em Mossel Bay. No entanto, nos 45 dias que sucederam a caçada, foi relatado o avistamento de apenas um animal da espécie na região.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas