Wegovy chega ao Brasil: é mais barato que o Ozempic?
Nesta quarta-feira (26), a Novo Nordisk anunciou que o Wegovy chegará às farmácias do Brasil em agosto. A empresa é a mesma que produz o Ozempic, medicamento para diabetes e que tem sido muito utilizado como um emagrecedor.
Em janeiro de 2023, a Anvisa aprovou o Wegovy especificamente para o tratamento da obesidade. Com o mesmo princípio ativo do Ozempic, a semaglutida, o Wegovy age simulando hormônios intestinais que regulam a saciedade e o metabolismo. Contudo, o Wegovy apresenta uma dosagem mais alta que o Ozempic e, consequentemente, maior potencial de perda de peso.
Segundo a Novo Nordisk, estudos clínicos demonstraram que o Wegovy apresenta uma redução média de 17% no peso dos pacientes. Além disso, um terço deles perdendo mais de 20%. Portanto, a chegada do Wegovy no Brasil marca uma nova era no tratamento da obesidade, com medicamentos mais eficazes e seguros, em comparação com as opções anteriores que apresentavam diversos efeitos colaterais.
Além disso, a expectativa é que a demanda pelo Ozempic diminua, já que o Wegovy oferece uma alternativa aprovada e com dosagem otimizada exatamente para o tratamento da obesidade.
Preço do Wegovy
No entanto, o novo medicamento será um pouco caro. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), definiu que o preço do Wegovy pode variar entre R$ 1.034,35 a R$ 2.634,03, com base na versão do produto e no ICMS.
Assim, o preço do Wegovy, dependendo da alíquota do ICMS de cada estado, pode ser o dobro do valor do Ozempic, mas quase na mesma faixa do Mounjaro.
A Novo Nordisk afirma que programas de fidelidade podem reduzir o preço, mas a acessibilidade ainda é uma preocupação.
A chegada do Wegovy ao Brasil representa um avanço significativo no tratamento da obesidade. No entanto, é fundamental ampliar o acesso ao medicamento e orientar os pacientes adequadamente para o uso seguro e eficaz do remédio.