O Governo Federal tem uma nova aposta para diminuir o número de vítimas da ação de problemas como chuvas, enchentes ou queimadas: o WhatsApp.

Em parceria com a Robbu, empresa de desenvolvimento de software voltada para a criação de chatbots, a rede social vai viabilizar um serviço inédito de emissão de alertas sobre desastres no país. O anúncio da novidade aconteceu na última quarta-feira (29).

O evento que comunicou a parceria foi transmitido pelo YouTube na manhã desta quarta-feira (29), e está disponível neste link.

Segundo informações preliminares, usuários vão precisar se cadastrar no serviço, a partir de um número de celular (que ainda não foi divulgado), link ou código.

Daí, uma vez incluído na lista do robô que vai disparar os alertas, basta fazer a interação com o chat. Depois o usuário, poderá compartilhar sua localização atual ou qualquer outra informação do seu interesse.

Com o serviço, será possível receber os alertas para aquela região, além de dicas de como se proteger, melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e até alertas ativos em outros estados do Brasil.

O recurso também poderá servir na localização de vítimas que, por conta de algum desastre, estejam isoladas — mas que ainda tenham acesso ao seu celular.

Os primeiros alertas vão começar a ser emitidos num prazo de 60 dias.