Após anunciar novos recursos no mês passado, o WhatsApp está lançando oficialmente o botão de compras no aplicativo do WhatsApp Business. O objetivo é facilitar a experiência de compra dos consumidores com a proximidade das festas de fim de ano — sem contar a Black Friday, é claro.

Segundo comunicado da empresa, haverá um ícone de uma fachada de loja que o usuário poderá clicar para acessar o catálogo de produtos e serviços oferecidos. O novo botão de compra substituirá o de chamadas de voz no WhatsApp Business. Agora, para entrar em contato com uma empresa, o usuário deverá tocar no botão de chamadas e selecionar entre voz ou vídeo.

Anteriormente, era necessário clicar no perfil de uma empresa para verificar se havia algum catálogo disponível. O WhatsApp explica que o novo recurso visa facilitar as compras em um momento em que muitos consumidores estão evitando sair de casa e com um número crescente de pessoas buscando novas formas de renda.

Além disso, o Facebook vem se preparando para retomar o WhatsApp Pay no Brasil. Embora ainda não haja uma previsão concreta ou detalhes sobre o processo de aprovação, esse parece mais um passo para facilitar a integração de serviços de compra e venda pelo aplicativo quando a solução de pagamentos for liberada pelo Banco Central.