Se você se irrita com os grupos de WhatsApp, as conversas desinteressantes que não dizem respeito a você e os GIFs de “Bom dia”, o aplicativo tem boas notícias para você. Ele está distribuindo a partir de hoje dois novos modos que prometem dar um pouco de paz para quem só quer usar o mensageiro para falar o essencial.

• De olho no combate às fake news, WhatsApp vai limitar uso do recurso encaminhar

O primeiro modo é o Silent Mode (modo silencioso, em tradução livre). Ao ativá-lo, aqueles numerozinhos que aparecem com a quantidade de mensagens não lidas deixam de ser exibidos para as conversas que você silenciou. Se você usa um launcher que mostra essa informação, ele também passará a desconsiderar as conversas silenciadas. Assim, fica mais fácil saber o que realmente importa, e sua atenção não é desviada para coisas irrelevantes. O Silent Mode já está sendo distribuído para Android.

Imagem: WABetaInfo

O segundo, que você vê na imagem acima, é o Vacation Mode (modo férias, em tradução livre). Hoje, quando você arquiva uma conversa na sua lista de mensagens, ela volta a aparecer caso alguém mande alguma coisa nova. No caso de grupos, ela retorna à lista no caso de qualquer mensagem, mesmo que ela não seja direcionada a você. Ao ativar o Vacation Mode, este comportamento cessa, e novas mensagens não fazem o chat voltar para a listagem. Este modo será distribuído em breve.

Imagem: WABetaInfo

Além dos dois recursos, o WhatsApp também parece estar testando uma função para integrar contas de redes sociais ao mensageiro, de acordo com o site especializado WABetaInfo. Ela ainda não está oficialmente implementada, mas indícios foram encontrados tanto no WhatsApp Business quanto no Whatsapp regular.

O Instagram — que, vale lembrar, também é propriedade do Facebook, assim como o WhatsApp — seria a primeira rede social a ter integração com o app de mensagens. Também não se sabe o que esse recurso traria — as especulações apontam para duas possibilidades: uso das redes sociais para recuperar senhas e compartilhamento automático de Stories/Status em mais de uma rede.

[WABetaInfo via The Next Web]

Imagem do topo: AP