WhatsApp prepara integração com Telegram e outros apps
Para se adequar a leis europeias, o WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso de integração com Telegram e outros apps de mensagens.
No domingo (10), o site WaBetaInfo observou que a nova versão beta do WhatsApp apresenta uma nova tela chamada “Third-party chats”, ou seja, “chats de outros aplicativos”. Isso sugere, portanto, a possível integração do WhatsApp com diferentes aplicativos de mensagens, como o Telegram.
📝 WhatsApp beta for Android 2.23.19.8: what's new?
WhatsApp is working on complying with new EU regulations by developing support for chat interoperability, and it will be available in a future update of the app!https://t.co/XI6zMoOD5P pic.twitter.com/Jpd9Leh2Ki
— WABetaInfo (@WABetaInfo) September 10, 2023
Curiosamente, o desenvolvimento do novo recurso ocorre logo após a Comissão Europeia determinar que a Meta (empresa mãe do WhatsApp) é um “Gatekeeper”, com base na Lei de Mercados Digitais (DMA).
Em julho, pelo DMA, UE havia definiu que sete gigantes da tecnologia com faturamentos superiores a 7,5 bilhões de dólares – Alphabet, Amazon, Apple, ByteDance, Meta, Microsoft e Samsung – precisarão aderir às novas regulamentações do mercado digital para combater o monopólio.
Além disso, o DMA considerou essas empresas como “Gatekeepers”, pois contam com mais de 45 milhões de usuários mensais na UE, além de 10 mil usuários corporativos anuais ativos. O termo seria uma referência à forma como estas companhias atuariam no mercado, impedindo o crescimento de concorrentes menores, sobretudo europeus.
Por essa lei, plataformas como o WhatsApp tem até março de 2024 para garantir uma interação com outros aplicativos de mensagens. Dois dos princípios fundamentais do DMA é evitar que os “Gatekeepers” deem preferência aos seus serviços e garantir a colaboração com outras plataformas.
Por isso, para a UE, o WhatsApp e o Messenger, ambos da Meta, são os principais aplicativos que precisam seguir essa nova regra e a integração com o Telegram faz parte dessa diretriz.
iMessage fora da nova regra… por enquanto
Até março de 2024, a Meta deverá facilitar a integração entre o WhatsApp e outros apps de mensagens — como o Telegram. Isso permitirá que os usuários desses apps se comuniquem com usuários do WhatsApp, mesmo sem conta no aplicativo da Meta.
Além disso, a troca de mensagens entre diferentes apps no WhatsApp terá criptografia de ponta a ponta.
Por outro lado, o iMessage da Apple (ainda) não está na lista do DMA. No entanto, a Comissão Europeia investiga se o iMessage, o Bing navegador Edge se adaptam às novas regulamentações.
O objetivo do DMA, conforme a UE, é impedir que os “gatekeepers” estabeleçam regras tendenciosas em suas plataformas, bem como garantir o acesso a serviços digitais importantes.
Aliás, a App Store passará por mudanças, com a Apple provavelmente permitindo lojas de terceiros no iOS 17. Com a presença da nova regra do DMA, tanto a Meta quanto a Microsoft consideram lançar lojas de aplicativos móveis.