O WhatsApp está testando uma nova função que promete facilitar o backup de conversas de um número para o outro. Segundo o site WABetaInfo, que revela em primeira mão recursos do mensageiro que ainda não estão disponíveis para todos, o aplicativo ganhará uma funcionalidade para que você transfira todos os dados do seu número atual para outro. E com a vantagem de que esse processo poderá ser feito entre Android e iOS.

O recurso, que já começou a aparecer para alguns donos de iPhone, exibe uma janela perguntando se o usuário deseja transferir o histórico de dados do WhatsApp para um número de telefone diferente. Não está claro como o procedimento é concluído, mas tudo indica que o usuário só precisará inserir o novo número de celular, sem informar se o sistema de destino é Android ou iOS, e o próprio WhatsApp se encarregará do resto.

De acordo com o WABetaInfo, será possível efetuar essa transferência de dados tanto de um dispositivo iOS para Android quanto o inverso. Além disso, toda a conversa, incluindo mensagens em texto e arquivos de mídia (fotos, vídeos, documentos), estará inclusa no backup de um número para o outro.

Capturas de tela publicadas no site ainda indicam que o backup de conteúdos para outro aparelho só poderá ser feito mediante um novo número de telefone — por exemplo, o app não deve permitir que essa ação seja a hora ou quantas vezes o usuário quiser.

Imagem: WABetaInfo

Ainda não há previsão de quando todos os usuários poderão usufruir dessas novidades. No entanto, talvez seja só questão de tempo, há que o WhatsApp tem lançado recursos inéditos a cada semana. Nesta quinta-feira (20), a ferramenta liberou uma função que permite acelerar a velocidade de reprodução de áudios recebidos. Também deve chegar em breve um recurso para proteger backup de dados na nuvem usando senha, e um outro de imagens que se autodestroem.

Assine a newsletter do Gizmodo

[WABetaInfo]