YouTube libera vídeos a 60 quadros por segundo no Android e iOS
Em outubro, o YouTube liberou vídeos a 60 quadros por segundo para todos os usuários no computador. Era questão de tempo até que isso chegasse aos apps para Android e iOS, o que enfim aconteceu.
Daqui em diante, ao selecionar a qualidade 720p, 1080p ou superior no seu smartphone ou tablet, o vídeo vai tocar em 60 quadros por segundo – se ele foi enviado ao YouTube nessa qualidade, claro.
Para fazer isso, abra um vídeo, toque nos três pontinhos e depois em “Qualidade”:
Ainda não há um filtro para encontrar vídeos do tipo: o único jeito é procurar por “60 fps” na busca. Eis alguns exemplos:
Eu experimentei isso no meu Nexus 4, e ele não aguentou muito bem os quadros extras, com alguns engasgos no vídeo – isto funcionará melhor em smartphones mais recentes e mais potentes.
Vale notar que, assim como no computador, você não terá a opção de alterar a taxa de quadros: as resoluções maiores necessariamente virão com imagens mais fluidas.
Alguns vídeos estão disponíveis em 48 fps, e essa taxa de quadros também está disponível em dispositivos móveis:
Em resoluções 480p e inferiores, você estará restrito a até 30 quadros por segundo, seja no desktop ou não.
Recentemente, o Google começou a testar vídeos em 4K a 60 quadros por segundo, e streaming ao vivo em 60 fps.
Vídeos em 60 fps são bem interessantes para gamers, pois jogos rodam a taxas de quadros mais altas, e o Google vai lançar em breve uma plataforma dedicada a eles – o YouTube Gaming. Isso também pode ser útil para a realidade virtual, área em que o Google também manifesta interesse. [YouTube Creators via The Next Web]
Primeira imagem via Facebook